Venda de pinhão está liberada desde o dia 1º

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

A colheita e venda de pinhão no Paraná foram liberadas a partir deste domingo, 1º de abril. As normas e instruções referentes ao pinhão estão estabelecidas na portaria do Instituto Ambiental do Paraná – IAP nº 046/2015. Além da data para início da colheita, a regulamentação também proíbe, em qualquer data, o consumo e venda das sementes verdes, quando o pinhão apresenta cor esbranquiçada e alto teor de umidade. Isso porque, nesse estágio, as pinhas podem conter fungos e ser prejudiciais à saúde.

O objetivo da portaria do IAP é proteger a reprodução da araucária, árvore símbolo do Paraná e ameaçada de extinção. É nessa época que as araucárias começam a amadurecer as pinhas para garantir a perpetuidade da espécie, bem como a alimentação da fauna nativa. Por isso, é importante conciliar a geração de renda proporcionada pela coleta e comercialização do pinhão com a conservação da espécie.

Outra recomendação feita pelos técnicos do IAP é a de que as pessoas esperem os frutos caírem para fazer a coleta. Segundo o Instituto, o ideal é que o consumo seja somente dos pinhões em que houve a queda da pinha porque, além do risco de queda que existe ao subir em uma árvore como a araucária, o fato do pinhão estar no chão mostra maior probabilidade da pinha já ter completado o seu ciclo de maturação.

 

 

Publicado na edição 1107 – 05/04/2018

Compartilhar
PUBLICIDADE