Vidros da coleta seletiva dão origem a obra de arte

O painel mede 2,40 por 2,40 metros e foi colocado na parede de entrada do barracão de recicláveis. Foto: Marco Charneski
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Vidros da coleta seletiva dão origem a obra de arte
O painel mede 2,40 por 2,40 metros e foi colocado na parede de entrada do barracão de recicláveis. Foto: Marco Charneski

 

Milhares de cacos de vidro comum, vidro temperado, vidro reflexivo, vidro laminado e cristais, que as pessoas descartaram no lixo, acabaram virando uma verdadeira obra de arte nas mãos das artesãs da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Araucária. Durante as aulas de mosaico, ministradas pela professora Solange Chadai, é que surgiu a ideia de montar um painel de mosaico, utilizando os cacos de vidros, para ornamentar a parede de entrada do barracão de recicláveis.

Ela conta que o painel mede 2,40 X 2,40 metros e traz a figura de um coletor de recicláveis e seu carrinho. “Este painel realizado pelos integrantes da associação foi todo produzido com material que chega para a classificação, como garrafas de cerveja, vinho, vidro comum. É um trabalho de grande valor, que foi realizado através de processo para transformação dos descartáveis. O maravilhoso painel também ajudou a minimizar o impacto ambiental, pois se o vidro tivesse sido descartado de forma errada, levaria muito tempo para a natureza absorver“, comentou.

A professora completa que, como trabalha com mosaicos há muitos anos, sempre mantém a prática de reutilizar materiais para produzir peças grandes. “Através da Ruci, também professora, conheci o pessoal da Reciclar, e vendo todo aquele material, surgiu a ideia do painel, com o motivo natureza, cuja intenção é divulgar para a população a importância da reciclagem”, pontuou.

Meio ambiente

O barracão de recicláveis recebe todo o material que vem da coleta seletiva feita pela Prefeitura, e seu reaproveitamento contribui não apenas com a preservação do meio ambiente, mas representa uma fonte de renda para as integrantes da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis. Os vidros, por exemplo, chegam à Central de Processamento e são transformados em fruteiras, porta retratos, azulejos, petisqueiras, pratos para bolo, troféus, mesas, entre outras peças de decoração e utilidades domésticas.

O resultado desta produção costuma ser mostrado em exposições realizadas em Araucária e na região. O valor arrecadado a partir da venda das peças é dividido entre os associados e também utilizado na compra de alguns materiais de suporte, necessários para a produção das peças.

Todo o trabalho da associação conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA).

Serviço

Para adquirir as peças feitas pelos coletores da associação é só entrar em contato pelo fone (41) 3607-2566. A Central de Processamento fica na rua Iolando Zanardini Camargo, 42, bairro Tindiquera.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1165 – 30/05/2019

Compartilhar
PUBLICIDADE