Vizinhos amigos trazem mais segurança ao bairro

O araucariense Ivo Surmasz apostou em câmeras de segurança para tornar sua rua mais segura
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

O araucariense Ivo Surmasz apostou em câmeras de segurança para tornar sua rua mais segura
O araucariense Ivo Surmasz apostou em câmeras de segurança para tornar sua rua mais segura

A união de vizinhos para formar um vínculo de cooperação está cada vez mais comum. Moradores de uma mesma rua estão criando o hábito de conversar uns com os outros e estreitar esses laços para que possam manter a segurança do local. Afinal, quando toda a vizinhança se conhece, fica mais fácil identificar situações suspeitas, e isso aumenta a segurança no bairro.

E nem é preciso ir muito longe para ver exemplos de cooperação que estão dando certo. Em Araucária, no Jardim Itaipu, um grupo de moradores resolveu usar a tecnologia a seu favor. Eles criaram um grupo de WhatsApp chamado Fênix, o mesmo nome da rua onde reside a maioria dos seus participantes. O grupo foi criado há cerca de oito meses e segundo o administrador Valdecir Francisco de Oliveira, já tem dado ótimos resultados. “Além dos vizinhos da rua Fênix, vários moradores de outras ruas do bairro estão no grupo e todos acompanham atentos e avisam quando há qualquer movimentação estranha na casa vizinho. Também instalei uma sirene na minha residência, caso haja alguma emergência e câmaras que posso acompanhar pelo celular. Este trabalho de cooperação tem ajudado a tornar nosso bairro mais seguro”, disse Valdecir. Ele lembra ainda que quando águem viaja, as casas ficam mais seguras, pois tem sempre alguém cuidando.

O radar da rua

A preocupação em cuidar do próprio patrimônio e ainda ajudar a cuidar das casas dos vizinhos foi essencial para que o morador Ivo Surmasz insta­la­sse um complexo sistema de câmeras que consegue monitorar praticamente toda a via. Ele mora na rua Estanislau Trau­czynski Sobrinho, no jardim Santa Regina, e instalou oito câmeras de segurança, duas delas na parte frontal da casa.

“Tenho dois monitores dentro de casa, onde posso acompanhar toda a movimentação flagrada pelas câmeras, e nem preciso correr o risco de ter que ir pra fora ao presenciar algo suspeito”, explicou o morador.

Segundo Ivo, as câmeras já trouxeram resultado, flagrando situações de animais atropelados, de pessoas roubando cães na rua, de motoristas infratores, entre outras. “Eu investi na segurança da minha família e sempre que tenho oportunidade, incentivo meus vizinhos a fazerem o mesmo”, acrescentou.

Texto: Raquel Derevecki / FOTO: Everson Santos

Compartilhar
PUBLICIDADE