Você conhece o programa de apadrinhamento de Araucária?

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

A Casa de Acolhimento está a disposição dos interessados em participar do programa para fornecer mais detalhes sobre o apadrinhamento
A Casa de Acolhimento está a disposição dos interessados em participar do programa para fornecer mais detalhes sobre o apadrinhamento

Realizado através de uma parceria entre a Vara da Infância e Juventude, Ministério Público e Secretaria Municipal de Assistência Social, o Programa Apadrinhamento de Araucária é uma iniciativa que permite que a comunidade participe no desenvolvimento social e educacional dos acolhidos que estão temporariamente afastados da família de origem e muitas vezes não possuem vínculo com algum familiar ou comunidade fora do abrigo. Com isso, podem ser proporcionados momentos de convivência individualizados, dar amparo emocional e praticar um gesto de carinho nos finais de semana, por exemplo, para esses jovens.

Os interessados em apadri­nhar uma criança ou adolescente podem procurar o Fórum de Arau­cária, a Casa de Acolhimento ou o Centro de Atendimento Especializado à Família (CAEF). A medida vale para interessados re­sidentes na cidade de Araucária e também dos municípios vizinhos.

O modelo instituído em Arau­cária, permite o apadrinhamento de crianças com idade a partir de sete anos, e pode ser feito em três modalidades:

Padrinho afetivo

Aquele que visita regularmente a criança ou adolescente, buscando-o para passar fins de semana, feriados ou férias escolares em sua companhia, proporcionando-lhe a convivência com sua família, momentos de troca de afeto, a experiência de conhecer lugares diferentes e a possibilidade de vivenciar experiências gratificantes no seio familiar e comunitário. Poderá retirar o afilhado das instituições de acolhimento quando for conveniente, mediante autorização do juiz.

Padrinho provedor

É aquele que dá suporte material ou financeiro à criança e ao adolescente, seja com a doação de materiais escolares, vestuário, brinquedos, seja com patrocínio de cursos profissionalizantes, prática esportiva, investimento na educação, na saúde e em outros bens ou serviços que se mostrem importantes para o bom desenvolvimento do apadrinhado.

Padrinho prestador de serviços

Consiste no profissional li­beral que se cadastra para atender às crianças e aos adolescentes participantes do projeto, conforme sua especialidade de trabalho ou habilidade. Não somente pessoas físicas poderão participar, mas também empresas mediante ações de responsabilidade social junto às instituições. São exemplos de prestadores de serviço que podem contribuir: dentista, ótica, professor para desenvolvimento de alguma habilidade e etc.

Participe, seu carinho e aten­ção podem fazer a diferença na vida de uma criança ou adolescente! Quem tiver interesse em saber mais sobre o projeto pode ligar para o local e agendar previamente outro dia e horário para uma conversa individual. A Casa de Acolhimento fica na Rua Capitão Leonardo Graziano, 302 – Pequim, telefone 3905-6041.

Texto: REDAÇÃO / FOTO: Divulgação

Compartilhar
PUBLICIDADE