Home / Notícias / Geral / Você sabe o que é e qual sua importância para o desenvolvimento de uma cidade?

Você sabe o que é e qual sua importância para o desenvolvimento de uma cidade?

A Prefeitura traçou um diagnóstico do município e um prognóstico para os próximos anos. Foto: Marco Charneski

 

EDIÇÃO ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO – 129 ANOS

Dois mil e dezenove começou com um grande desafio para técnicos e também para a população de Araucária: pensar e planejar como o município deve se desenvolver em vários setores nos próximos dez anos.

A finalização da revisão do Plano Diretor de Araucária (PDA) tem como grande objetivo criar uma cidade sustentável e compacta. Toda cidade precisa de um Plano Diretor, isso está previsto na Constituição Federal e no Estatuto das Cidades e é um instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana.

A validade do PDA será de dez anos. O plano hoje vigente no município é de 2006 e muitas coisas precisaram ser revisadas e estudadas de outras formas. A revisão do Plano Diretor de Araucária deve ser concluída em março. A Prefeitura de Araucária, por meio de técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento e contando com apoio de várias outras secretarias municipais e da empresa contratada URBETC traçou um diagnóstico da cidade e um prognóstico para os próximos anos. Para chegar a um resultado final a revisão do PDA foi dividida em quatro etapas:

• Etapa 1: Mobilização e Estruturação para a Revisão do Plano Diretor de Araucária – composta por reuniões técnicas, planejamento e gestão urbana do município. Nes­sa fase também ocorreu a primeira “Oficina de Leitura” e a primeira Audiência Pública.
• Etapa 2: Análise Temática Integrada – essa fase foi de levantamentos e análise de informações da realidade atual do município. Nesta fase aconteceram reuniões com a população para mostrar o cenário da cidade.
• Etapa 3: Diretrizes e propostas para uma cidade sustentável – nesta fase vários cenários foram elaborados para Araucária com o objetivo de projetar os caminhos que o município pode seguir nos próximos anos. O trabalho nesta fase é para criar propostas/diretrizes que possam garantir qualidade de vida para a população e o desenvolvimento de uma cidade sustentável.
• Etapa 4: Plano de Ação e Investimentos e Institucionalização do Plano Diretor de Araucária – neste fase final ocorre a elaboração do Plano de Ação e Investimento (PAI), instrumento fundamental do plano diretor e que serve como referencia técnica e orçamentária para o planejamento e gestão urbana no município. Ainda nesta etapa, são propostas ações voltadas para a estrutura organizacional, ou seja um suporte administrativo para que o PDA possa ser implantado.

Basicamente o Plano Diretor precisa ser concluído com diretrizes que guiem sobre o que deve ou não ser feito no território municipal. Nele são identificadas e delimitadas as áreas urbanas e rurais, e traçadas as estratégias para o seu desenvolvimento, buscando assegurar os direitos fundamentais, a sustentabilidade e o atendimento às demandas da população.

Neste Caderno Especial que comemora os 129 anos de Araucária vamos apresentar os principais pontos discutidos durante as etapas da revisão do Plano Diretor de Araucária e ainda, mostrar como o desenvolvimento da cidade está sendo planejado para os próximos dez anos.

Texto: Danielle Peplov

Sobre Katty Ferreira

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*