Home / Notícias / Geral / Voluntários limpam córrego no bairro Estação

Voluntários limpam córrego no bairro Estação


Quase 300kg de entulho foram retirados do local na última sexta-feira, 5 de junho

Quase 300kg de entulho foram retirados do local na última sexta-feira, 5 de junho

Aproveitando o Dia Mundial do Meio Ambiente, 25 voluntários decidiram dedicar algumas horas da semana para uma ação que trouxesse benefícios à população local e ainda servisse de exemplo para outras comunidades. “Aqui na região nós tínhamos pro­blemas com um córrego repleto de lixo, então decidimos nos unir e limpar aquele local”, conta Devison Silva Ferreira, técnico de segurança da Transtupi.

Segundo ele, a iniciativa surgiu dentro da empresa enquanto pensavam em alguma atividade para marcar a Semana do Meio Ambiente. “Todo ano nós temos algum evento com essa temática, então decidimos aproveitar a oportunidade”, conta.

Por isso, produziram centenas de folders e distribuíram na comunidade antes da ação para que a vizinhança estivesse alerta a respeito dos perigos que existem quando lixo é jogado em locais inapropriados. “Afinal, aquele córrego se transformou em um criadouro de vetores, ratos, baratas e podia transmitir diversas doenças”, alertaram.

Depois disso, o grupo realizou uma palestra dentro da empresa para conversar com os funcionários e prepará-los para a fase final. “Vários voluntários decidiram participar e, juntos, nós tiramos cerca de 300kg de resíduos do córrego, entre material de cons­trução, garrafas de vidro, pneus, vasos sanitários e outros produtos”, conta o rapaz, que incentiva outras empresas a também reali­zarem atividades que ajudem a comunidade. “Nós precisamos nos importar com o meio ambiente e mudar a postura da sociedade em relação a esse tema. Afinal, precisamos cuidar hoje do que queremos ter amanhã, e essa função é de todos”, finaliza.

Palestra aborda gestão de resíduos sólidos

Para aproveitar o mês do meio ambiente, a Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná (Faneesp) decidiu realizar diversas atividades que despertem o interesse pelo assunto e ainda unam alunos e membros da comunidade nesse debate.

De acordo com Simone Emanoela, responsável pelo Núcleo de Atividades Complementares e Extensão e Eventos, uma das atividades é a palestra a respeito de gestão de resíduos sólidos das empresas com ênfase na gestão ambiental. O evento acontece na próxima quinta-feira, 18 de junho, às 19h30, e contará com a presença da palestrante Ana Paula Maciel Costa Kalil, da PUC PR.

Além desse momento, a instituição realizará oficinas, ações e outras atividades voltadas para seus estudantes.

Texto: Raquel Derevecki / FOTO: Silvano Domingos Soares

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*