Wesoly Dom completa 18 anos e comemora sucesso

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Wesoly Dom completa 18 anos e comemora sucesso

 

Uma trajetória de sucesso, com apresentações nacionais e internacionais, e reconhecimento do público. É assim que o grupo folclórico polonês Wesoly Dom chegou aos seus 18 anos. O grupo foi fundado em 13 de maio de 2000, tendo como principal objetivo divulgar e manter viva a história dos imigrantes através do folclore, idioma e outros segmentos ligados a cultura polonesa. Em suas apresentações destaca a tradição das danças, com participantes adultos, juvenis e infantis, e um repertório de coreografias nobres.

Os trajes autênticos usados pelos dançarinos também chamam a atenção do público. São 12 conjuntos, totalizando aproximadamente 880 peças. “Em 18 anos de existência, a marca do Wesoly é reconhecida através das apresentações das belíssimas danças, que faz o grupo brilhar por onde passa”, comenta Célia Soczek Kozak, uma das fundadoras. Segundo ela, o Wesoly já participou por três vezes consecutivas no Festival Mundial Polônia, representando o Brasil também com repertório de danças brasileiras. A apresentação mais recente foi no Chile. O grupo também costuma participar de festivais e teatros em comunidades locais e em outros estados. “Destacamos ainda a participação em eventos tradicionais como a Festa do Pierogi, que acontece na chácara do Soczek, com   recepção típica e outras atrações, e a festa da Sopa na Broa”, acrescenta Célia.

O grupo também já conquistou inúmeros títulos e premiações em festivais internacionais e nacionais. Recebeu título honorário do Estado do Paraná pelo destaque na divulgação da cultura e pelo trabalho com o Exército no resgate histórico e homenagem a familiares de ex-combatentes, heróis  expedicionários de Araucária. O Wesoly tem ainda uma representante como delegada do Estado do Paraná do CIOFF ® Conselho Internacional de Organizações de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais, com sede na França, que é Célia Kozak. “O grupo é detentor de um currículo extenso, de muito sucesso e reconhecimento”, finaliza.

Wesoly Dom completa 18 anos e comemora sucesso

 

Fotos: divulgação

 

Compartilhar
PUBLICIDADE