Acidente com viatura da GM durante treinamento viraliza nas redes sociais. Secretaria de Segurança Pública explica o caso

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Acidente com viatura da GM durante treinamento viraliza nas redes sociais. Secretaria de Segurança Pública explica o caso

Desde a manhã desta sexta-feira, 21 de julho, um vídeo de um acidente com uma viatura da Guarda Municipal de Araucária tem sido compartilhado em redes sociais e gerado muitos comentários acerca do contexto em que a batida ocorreu.

Conforme apurado por nossa reportagem, o acidente ocorreu esta semana, na área de estacionamento do auditório Zilda Arns, que fica no São Sebastião. Nenhum guarda municipal ficou ferido, havendo apenas algumas avarias na viatura da GM.

De acordo com o secretário municipal de Segurança, José Roberto Fortes, o acidente aconteceu durante o curso de requalificação a que todos os guardas municipais de Araucária estão sendo submetidos ao longo das últimas semanas. Ele explica que esse treinamento é uma exigência prevista em lei federal para que os guardas possam manter o porte de arma.

Entre os módulos do curso, que tem duração total de oitenta horas, há uma parte de tiro e outra de direção de viaturas. Foi nesta segunda que o sinistro ocorreu. “Como se vê pelas próprias imagens, o treinamento de direção de viaturas estava sendo feito em ambiente controlado, sem qualquer tipo de perigo para o cidadão comum”, fez questão de destacar.

Uma das críticas feitas por quem viu o vídeo foi o fato de o treinamento estar sendo feito com uma viatura aparentemente em bom estado de uso. O secretário, no entanto, explicou que não há como executar esta etapa da requalificação com viaturas sem condições de uso. “Assim como o treinamento de tiro é feito com as armas da corporação, o de direção precisa ser feito com viaturas da GM. É assim também em treinamentos de outros órgãos de segurança, como Polícia Militar, Civil ou Federal”, argumentou. Ele salientou ainda que é preferível que situações assim aconteçam durante o treinamento do que numa operação de verdade. “O momento de errar era aquele mesmo, pois estávamos num área reservada e havia instrutores especializados para esse tipo de treinamento junto com os guardas na viatura”, ponderou.

Fortes garantiu ainda que o acidente com a viatura não prejudicou o trabalho de rondas da Guarda Municipal. “Temos nove viaturas com manutenção em dia e outras oito motocicletas. Além disso, acabamos de concluir uma licitação para locação de outros nove veículos, que devem chegar em breve para modernizar nossa frota. O conserto da viatura envolvida no acidente já foi providenciado e, em breve, ela voltará às ruas também”, finalizou.

 

Compartilhar
PUBLICIDADE