Araucária registra em média 62 casos de violência contra a mulher a cada mês

Maior parte dos registros em Araucária são por ameaça, injúria e lesão corporal
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Araucária registra em média 62 casos de violência contra a mulher a cada mês
Maior parte dos registros em Araucária são por ameaça, injúria e lesão corporal

 

De acordo com dados divulgados pela Delegacia da Mulher e do Adolescente de Araucária, desde o início deste ano foram registrados 186 casos de mulheres que sofreram algum tipo de violência doméstica, uma média de 62 casos por mês. Porém, conforme mencionou a Polícia Militar, muitas são as denúncias deste tipo de ocorrência, no entanto, em muitas delas, as próprias vítimas acabam ajudando a esconder os parceiros agressores.

Segundo a PM, o número de boletins de ocorrência, em casos solicitados até mesmo pela vizinhança que conhece a rotina desgastante do casal, é grande e frequente. O Subtenente Cardoso comentou que na grande maioria das ocorrências, quando os policiais chegam à residência ou o autor já fugiu ou a própria vítima esconde ou defende o agressor. “A polícia não tem autorização para entrar na casa, então se a mulher fala que o companheiro não está ou que já fugiu, não podemos fazer nada, apenas registrar o B.O.”, afirmou, complementando que por este motivo há divergência de dados entre a Polícia Civil e Militar. “Muitas delas são dependentes dos maridos e têm medo de contar a verdade”, considerou.

Por outro lado, Cardoso esclareceu que uma vez que a polícia é acionada o boletim é registrado, e se for constatada ameaça ou sinal de lesão, a vítima é conduzida à delegacia. Nos casos em que o autor não é identificado na hora da ocorrência, restam apenas orientações.

A delegada da Delegacia da Mulher, Juliana Busato, revela que a grande maioria dos agressores são atuais companheiros ou ex-maridos. A maior parte dos registros, de acordo com ela, é por ameaça, injúria e lesão corporal. A Lei Maria da Penha classifica como abuso contra a mulher diversas categorias, desde a violência sexual, física, moral, psicológica e até mesmo patrimonial.

Entre as formas de agressão que são consideradas violência doméstica no Brasil estão: humilhar, xingar, diminuir a autoestima, tirar a liberdade de crença, controlar ou oprimir a mulher, expor a vida íntima, atirar objetos, sacudir ou apertar os braços, forçar atos sexuais, impedir a mulher de prevenir a gravidez ou obrigá-la a abortar.

Conforme o Atlas da Violência 2016, no país, em média 13 mulheres são assassinadas por dia. Conforme os registros via 180, aconteceram quase 53 mil denúncias no ano em questão e deste número, 77% das mulheres afirmaram ser vítimas semanais de agressões, sendo que em 80% dos casos o agressor tinha vínculo afetivo com a vítima (marido, namorado, ex-companheiro).

No Paraná, segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública, foram registradas 35.413 ocorrências de violência doméstica, uma média de 2.951 casos por mês. Em Araucária, somente a Guarda Municipal atendeu no último ano 118 casos de violência contra a mulher.

Foto: Divulgação

Compartilhar
PUBLICIDADE