Corpo de Bombeiros realiza ação integrativa e campanha de conscientização sobre nado em locais proibidos

Bombeiros, guardas municipais, policiais militares e civis participaram da ação. Foto: divulgação
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Corpo de Bombeiros realiza ação integrativa e campanha de conscientização sobre nado em locais proibidos
Bombeiros, guardas municipais, policiais militares e civis participaram da ação. Foto: divulgação

 

O Corpo de Bombeiros realizou no início desta semana, 25 de fevereiro, uma ação integrativa entre a corporação, Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal. A ação serviu também como campanha de conscientização, disse Cleiton da Silva, um dos bombeiros responsáveis pela atividade.

“Realizamos uma instrução que contou com 11 bombeiros, 4 guardas, 3 PM’s e 1 policial civil. A ação serviu para conscientizar as corporações envolvidas em ocorrências de afogamentos em Araucária. Para isso, realizamos uma travessia na represa do Passaúna, com toda a segurança possível, a fim de demonstrar aos participantes as dificuldades do nado em locais proibidos”, apontou.

Cleiton comentou que nem todos conseguiram finalizar a travessia, de cerca de 1100 metros. “Os que terminaram, apesar de nadarem muito bem, concluíram em cerca de 50 minutos. Outros, durante o percurso, cansaram e pediram para que fossem para o barco onde estávamos fazendo o acompanhamento ao lado”, contou o bombeiro, comentando ainda que o nado em represas é muito diferente do realizado em piscinas, por exemplo. Apesar da água parecer calma, o meio da represa é semelhante ao mar, até mesmo com marola.

Por conta disso, o bombeiro ressaltou que é importante conhecer os próprios limites e o risco do local. “A ação serviu para também demonstrar aos participantes como agir quando uma pessoa começa a se afogar, sendo ainda no primeiro grau onde, a vítima aspira quantidade menor de água e é possível realizar o salvamento de forma mais rápida”, afirmou.

DADOS

De acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), há uma média de 16 afogamentos por dia no Brasil, sendo que destes, 11 são em locais como represas, rios e lagos.

Ainda, 70% do total de óbitos por afogamento no país, 50% dessas vítimas estavam nadando ou brincando na água, 20% fazendo uso de bebidas alcóolicas (produzindo a redução na avaliação do risco e superestimação dos limites individuais) e 16% pescando. Segundo as estatísticas, a maior parte das vítimas de afogamento tem entre 15 e 19 anos e a grande maioria é do sexo masculino.

O bombeiro Cleiton informou também, com base em dados obtidos, que nos últimos meses foram registradas 12 mortes por afogamento no Paraná, sendo, deste total, 7 somente em Araucária.

Publicado na edição 1152 – 28/02/2019

Compartilhar
PUBLICIDADE