Estatísticas demonstram melhorias na segurança em Araucária

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Estatísticas demonstram melhorias na segurança em Araucária
Furtos e roubos diminuiram em cerca de 15%

 

A Secretaria de Segurança Pública do Paraná divulgou recentemente estatísticas sobre a segurança em municípios do Estado. Araucária foi uma das cidades que apresentou queda nos números dos relatórios, desde o que diz respeito aos furtos até o tráfico de drogas.

Foram comparados dados apresentados no primeiro semestre de 2016 ao primeiro semestre deste ano. Sobre os furtos em Araucária, entre os meses de janeiro a junho de 2016 foram 1.229. Já no mesmo período deste ano, houve redução de quase 16% nos furtos na cidade, totalizando 1.036 crimes nesta categoria. Diferentemente de Campo Largo, que teve aumento de 22%.

Ainda, sobre os roubos, no primeiro semestre deste ano foram quase 100 a menos em relação ao ano passado. Nesta época em 2016, foram somados 760 roubos contra 677 neste ano, até o mês de julho, revelando, assim, uma queda de 11%.

O relatório sobre os homicídios em Araucária foi o que mais teve diferença em dados comparando a cidades vizinhas. Nos primeiros meses do ano passado, foram registradas 33 mortes violentas. Neste primeiro semestre de 2017, foram 11 homicídios. Isto significa redução de 67%.

Quanto as apreensões de arma de fogo, Araucária teve uma queda de 44%, ou seja, de janeiro a julho de 2016 foram apreendidas 52 armas, contra 29 no primeiro semestre de 2017.

Sobre os números referentes ao tráfico de drogas, no ano passado foram presas 24 pessoas e neste ano 21 indivíduos com relação à venda de drogas. Neste quesito, Araucária, em comparação aos municípios atendidos pelo mesmo batalhão, foi a única cidade que teve queda de 12% nas prisões de pessoas envolvidas com esse crime.

Estatísticas demonstram melhorias na segurança em Araucária

O capitão da 2ª Cia do 17º Batalhão da Polícia Militar, Nelson Stoccheiro, comentou sobre as melhorias na segurança lembrando que desde o início deste ano houve a vinda de novos policiais, a implantação de novas viaturas e mais operações deflagradas regularmente. “Contamos com o aumento do nosso efetivo, em mais 15 policiais, somando, hoje, 80 no total. Recebemos novas viaturas e recentemente tivemos a doação do Governo do Estado de um novo carro para dar apoio às nossas atividades diárias. Ainda, a melhoria na segurança deve-se, também, às operações desencadeadas diariamente, com o apoio de efetivos como a ROCAM, ROTAM e viaturas supletivas do 17º Batalhão”, afirmou Stoccheiro.

Sobre os relatórios que apresentaram diminuição de apreensões, tanto de armas quanto ao relacionado ao tráfico, o capitão explicou que isso se deve pelo aumento do policiamento preventivo na cidade com o módulo móvel, as motos e o apoio do efetivo de todo o Batalhão. “Com mais viaturas e policiamento nas ruas, o crime é inibido, bem como a pretensão do agente em ir contra a lei”, considerou.

Já o secretário municipal de Segurança Pública, José Fortes, lembrou que a Guarda Municipal também recebeu mais viaturas para serem usadas nos patrulhamentos e destacou a parceria com a PM e com a Polícia Civil. “Com este grande trabalho em conjunto e ajuda mútua, o município só tende a ganhar”, declarou.

Moacir Guedes, presidente do Conselho de Segurança de Araucária, comentou que o grupo notou diferença na comunidade e ainda enfatizou o trabalho das polícias na cidade juntamente a outros órgãos de fiscalização.

 

Foto: Marco Charneski

Compartilhar
PUBLICIDADE