Home / Notícias / Policial / Ex-assessor de vereadora deixa a prisão

Ex-assessor de vereadora deixa a prisão

Depois de quase oito meses detido na carceragem da Delegacia de Polícia Civil de Araucária, um dos principais assessores da vereadora Tatiana Nogueira (PSDB) até abril deste ano, deixou a prisão nesta quinta-feira, 29 de novembro.


Ângelo Marcio Pinheiro Ribeiro, o Belém, havia sido condenado a 12 anos de prisão em primeira instância, recorreu ao Tribunal de Justiça do Paraná, que acabou reduzindo sua pena para 4 anos e 8 meses. Belém havia sido condenado pelo Juízo local a 12 anos de prisão e mais multa de quase R$ 400 mil por ter tentado atrapalhar as investigações da fase Mensalinho da operação Sinecuras, deflagrada em abril deste ano e que levou à prisão quase todos os vereadores da legislatura passada, além de três ex-prefeitos.

A mudança do tempo de pena permitiria que ele iniciasse o cumprimento do decreto prisional em regime semiaberto. No entanto, como faltam vagas no sistema prisional paranaense nessa modalidade, os advogados de Belém pediram que ele fosse para o regime aberto com o uso de tornozeleira eletrônica.

No pedido levado ao Juízo Criminal de Araucária, os advogados Rodolfo Herold Martins e Mauricio Chibinski, ressaltaram que Belém é réu primário, não cometeu crime violento e sempre apresentou bom comportamento durante o tempo em que esteve detido. A argumentação da defesa convenceu também o Ministério Público local, que concordou com a concessão da liberdade com uso de tornozeleira.

Em sua decisão, a juíza Débora Cassiano Redmond, autorizou a soltura de Belém, mas fixou o uso de tornozeleira e determinou que ele permaneça em casa no horário compreendido entre 19h e 7h durante os dias de semana. Ele também não poderá se ausentar de sua casa nos finais de semana e feriados, bem como se ausentar de Araucária sem autorização judicial.

Não volta à Câmara

Belém, como está no curso do cumprimento da pena, também não poderá ser renomeado cargo em comissão no gabinete da vereadora Tatiana Nogueira e nem ocupar qualquer outro CC na administração pública.

Belém (primeiro à direita) durante convenção do PSDB que elegeu Alex Nogueira (terceiro da esquerda pra direita, ao lado de Tatiana e Zezé) presidente do partido

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*