Família pede justiça sobre preso que foi encontrado morto na DP

Nesta semana Rodrigo iria sair da prisão
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Família pede justiça sobre preso que foi encontrado morto na DP
Nesta semana Rodrigo iria sair da prisão

 

Na última semana, duas informações foram divulgadas a respeito da morte do detento Rodrigo Lauro Avanço, 19 anos, que estava preso na Delegacia de Polícia Civil de Araucária há cerca de 11 meses por receptação. Inicialmente, o caso estava sendo tratado como suicídio, visto que o corpo de Rodrigo teria sido encontrado pendurado por um lençol. Porém, indícios apontam que na verdade o que pode ter acontecido foi um homicídio.

Tudo aconteceu na madrugada de quarta-feira, 6 de setembro, por volta das 3 horas. Outros presos que estavam na mesma cela que Rodrigo chamaram o plantonista para informar a morte do rapaz. Foram acionadas a Guarda Municipal, a Criminalística e também o Instituto Médico Legal (IML), que recolheu o corpo para perícia.

O caso foi inicialmente tratado como suicídio, mas, segundo a DP, os funcionários, ao chegarem na cela, não encontraram o corpo pendurado, pois outros detentos já teriam o colocado no chão.

Informações não oficiais de peritos, indicam que este tenha sido mais um caso de homicídio. Segundo o advogado da família, o próprio médico legista que fez a perícia já teria adiantado que havia outras lesões no corpo, todas incompatíveis com a hipótese de suicídio. Até mesmo no atestado de óbito, foi apontado como causa da morte asfixia mecânica causada por estrangulamento e não enforcamento.

De acordo com o delegado, Messias da Rosa, foi instaurado inquérito para investigar o que aconteceu e a DP está aguardando o laudo do IML que deve sair em torno de 30 dias. Rodrigo estava com mais 10 presos quando morreu e um deles teria sido remanejado um dia antes para a mesma cela.

Todos os suspeitos foram separados e o lençol que estava em Rodrigo foi apreendido para análise.
a família de Rodrigo comentou que dias antes do fato, ele teria comentado que estava feliz porque em uma semana sairia da cadeia, no máximo até esta sexta-feira. “No dia 31 de agosto fizemos uma visita. Ele estava com os outros colegas de cela e todos estavam conversando normalmente”, comentou uma familiar.

Os familiares que reconheceram o corpo no IML contaram que Rodrigo estava com diversos hematomas pelo corpo, lesões, alguns dedos do pé quebrados e marcas no pescoço e perto do queixo. “Vimos que também embaixo das unhas dele havia pele, como se ele tivesse tentado se defender e arranhado alguém”, disse.

Os parentes informaram que estão processando o Estado porque quando ele foi preso, apesar da vítima o ter reconhecido na delegacia, na audência que aconteceu há cerca de 5 meses, a própria vítima e o seu marido teriam afirmado que não era Rodrigo que estava envolvido no roubo do carro. “Ela disse em juízo que era um rapaz de pele mais escura e não o Rodrigo que era mais claro”, ressaltou a familiar.

A família contou ainda que a juíza responsável pelo caso teria comentado que na semana da audiência Rodrigo seria liberado. No entanto, ele permaneceu preso. “Nosso advogado fez pedidos para ele sair da prisão e também para que então usasse tornozeleira eletrônica. Mas as solicitações eram negadas sem justificativa”, indicou a parente.

 

Foto: divulgação

Compartilhar
PUBLICIDADE