GAECO prende cinco policiais civis de Araucária

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

urgente

Foi deflagrada na manhã desta quarta-feira, 15 de fevereiro,  a Operação NFL, que culminou com o cumprimento de seis mandados de prisão preventiva determinados pela Vara Criminal de Araucária. Entre os presos estão cinco policiais civis e uma pessoa que agia como se fosse policial, “trabalhando” na delegacia da cidade – mesmo não sendo agente público. A ação é coordenada pelo Ministério Público do Paraná, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Em paralelo à Operação, foi apresentada pelo MP-PR denúncia criminal em face de todos os envolvidos, contemplando os crimes de associação criminosa, peculato, concussão e corrupção passiva.

Fatos

Conforme apurado pelo Gaeco, o pseudo policial agia usurpando função pública em combinação e com o aval dos policiais. Ele fazia levantamentos em residências onde havia suspeita de alguma prática criminosa e em certos casos negociava valores para que, já na delegacia, os policiais aliviassem a situação da pessoa envolvida. Além disso, agindo como se fosse agente público, cobrava dinheiro em nome da Polícia Civil para um suposto calendário.

Em um caso destacado na ação penal, dois policiais exigiram dinheiro para alterar a situação de uma pessoa detida – em vez de tráfico de drogas, classificariam a comunicação oficial à Justiça como uso de entorpecente. Chegaram, inclusive, a devolver uma pequena porção de droga ao detido. Em outra situação, houve uma negociação em que foram pedidos R$ 40 mil, um veículo e um relógio para deixar de anotar que a pessoa presa tinha outro envolvimento em outro crime, em que figuraria com nome distinto, o que poderia piorar a situação dela perante o Judiciário. Em outro fato citado na denúncia houve exigência de R$ 50 mil de suspeitos de homicídio para não solicitar prisão cautelar à justiça.

NFL são as iniciais dos nomes de alguns dos envolvidos no caso. Além do combate à criminalidade organizada, o Gaeco é o braço do MP-PR que atua no controle externo da atividade policial.

Mais informações você confere na edição impressa do jornal O Popular desta quinta-feira, 16 de fevereiro.

Texto: Assessoria MPPR com Redação

Compartilhar
PUBLICIDADE