GM lança aplicativo para solicitação instantânea de viaturas em ocorrências

O aplicativo já está disponível para todos os sistemas operacionais
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
GM lança aplicativo para solicitação instantânea de viaturas em ocorrências
O aplicativo já está
disponível para todos
os sistemas operacionais

 

A Guarda Municipal de Araucária lançou na última sexta-feira, 13 de abril, o aplicativo 153 Cidadão, voltado para melhorar a comunicação entre a população e a corporação. A nova ferramenta está funcionando somente na cidade de Araucária, município piloto na tecnologia.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, José Fortes, o aplicativo já está disponível para ser baixado em todos os sistemas operacionais. “Essa é uma nova ferramenta criada para facilitar as solicitações de viaturas em ocorrências de roubo, furto, dano ao patrimônio público e situações envolvendo violência doméstica”, explicou.

O usuário deve baixar o aplicativo e realizar um cadastro com seu nome completo e dados pessoais. Ainda, deve ler um termo de compromisso, onde consta que é crime falsa informação sobre tais ocorrências. “Pedimos para que toda a população leve com bastante seriedade o aplicativo. Sabemos que a demanda certamente irá aumentar, mas queremos atender cada vez melhor toda a comunidade”, disse o secretário.

Fortes comentou que a GM ficará de plantão para as solicitações vindas do aplicativo. “O cidadão abre a ocorrência, determina o local via GPS e adiciona informações complementares, como o tipo de ilícito, ponto de referência e pode, ou não, colocar fotos. A Central de Controle recebe a informação instantaneamente e envia viaturas ao local”, comentou. Ainda, há um espaço no aplicativo para denúncias, seja de tráfico de drogas ou perturbação de sossego.

Além disso, haverá, em breve, um botão no aplicativo específico para mulheres protegidas pela Lei Maria da Penha. “A GM possuirá uma lista de todas as mulheres que tem medidas protetivas contra seus companheiros na cidade. Estas poderão ir até a sede da GM e solicitar o botão, que será exclusivo para elas. Será uma forma de combater mais rapidamente a violência doméstica e garantir a segurança dessas vítimas”, ressaltou o secretário, lembrando que a usuária levará apenas 5 segundos para finalizar o pedido de vinda da viatura, que chegará em poucos minutos no local.

 

Foto: divulgação

Publicado na edição 1109 – 19/04/2018

Compartilhar
PUBLICIDADE