Mais dois locais são pichados com mensagens de apologia ao nazismo

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Mais dois locais são pichados com mensagens de apologia ao nazismo

 

Mais dois locais próximos ao Parque Cachoeira apareceram pichados neste final de semana, com mensagens de apologia ao nazismo. Com estas, já somam quatro as pichações desse teor registradas na cidade. Uma das pichações foi feita na parede do Ginásio Joval, na Rua Ceará, e foi percebida pelos usuários do local na manhã esta segunda-feira, 5 de março. A outra apareceu no muro de uma residência que fica em frente ao estacionamento do Supermercado Todo Dia, na Avenida Archelau de Almeida Torres e foi vista pela moradora na sexta-feira, dia 2.

Além de suásticas, outro detalhe que aparece nas manifestações chama a atenção: o número “14”, alusivo a slogans do americano David Lane, escritor e fundador de um grupo neonazista conhecido como A Ordem, que defendia a supremacia branca. Ele morreu em 2007, em uma prisão nos Estados Unidos, e ao lado do “14”, aparece pichado também o número “88”, usado por grupos neonazistas como forma de fazer a saudação “Heil Hitler”. O oito representa o “H”, oitava letra do alfabeto.

Já a cruz suástica é uma cruz cujos braços definem um sentido giratório, num movimento de rotação em torno de um centro imóvel, uma vez que representa um símbolo de ciclo, de manifestação, de ação e de regeneração. Todavia, sua imagem está fortemente associada ao símbolo nazista, visto que durante a Segunda Guerra Mundial, foi a figura escolhida para fazer parte da bandeira do partido nazista alemão. A cruz suástica é também chamada de cruz gamada.

Mais dois locais são pichados com mensagens de apologia ao nazismo

 

Fotos: divulgação

 

Compartilhar
PUBLICIDADE