Maníaco sexual foragido do Rio de Janeiro é preso em Araucária

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Maníaco sexual foragido do Rio de Janeiro é preso em Araucária
Cartazes com a foto do estuprador divulgavam a recompensa caso ele fosse encontrado

 

Por volta das 6h desta quarta-feira, 11 de abril, foi preso em uma pousada no bairro Capela Velha, Sérgio Miranda Almeida, 40 anos. A operação para a prisão dele foi deflagrada pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) em apoio a Polícia Civil do Rio de Janeiro (RJ). Contra Sérgio havia mandado de prisão expedido, após a suspeita dele estuprar uma jovem de 27 anos, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Estado, de onde estava foragido há aproximadamente um mês.

Na cidade carioca, o caso teve grande repercussão na mídia, visto que Sérgio agiu com tamanha perversidade. De acordo com o delegado titular do Cope, Rodrigo Brown, que estava à frente das investigações no Paraná, neste estupro cometido no RJ, a vítima estava entrando em um prédio quando foi abordada pelo homem. Imagens de câmeras de segurança mostram que ele a ameaçou utilizando um objeto cortante e a levou a força do local. Ainda, pessoas que passavam tentaram impedir Sérgio, mas ele os ameaçou com a faca e conseguiu levar a mulher. Ainda, conforme investigações, a vítima ficou em poder do homem, sendo violentada por cerca de quatro horas em diferentes bairros da cidade.

Sérgio possui diversas outras condenações por estupro no RJ. “Em 1998 ele já havia sido preso por tentativa de estupro. Em 2007 ele foi preso em flagrante por violentar uma garota de 12 anos. Situação em que ele abordou a criança no momento em que ela se deslocava para a escola, a ameaçou com uma faca e a levou para sua casa, onde filmou toda a ação criminosa”, contou Brown.

Em Araucária, município em que o maníaco escolheu para se esconder, Sérgio estava obtendo renda através da venda de balas e doces em sinaleiros próximos a escolas. “Ele é uma pessoa de extrema periculosidade e provavelmente praticaria outros crimes sexuais em Araucária”, declarou o delegado. Segundo Brown, pessoas como Sérgio, e outras que acabam cometendo crimes como o brutal assassinato contra Raquel Genofre, em 2008, escondem-se em diversos locais do país. “Esses criminosos ficam em várias cidades e até mesmo Estados, a fim de dificultar o trabalho das autoridades policiais”, afirmou.

Maníaco sexual foragido do Rio de Janeiro é preso em Araucária
Sérgio vendia balas em Araucária próximo a escolas

O delegado contou também que o Sérgio confessou a participação em todos os crimes em que é acusado. “Ele alegou que estava no Paraná para fugir das autoridades no Rio de Janeiro, visto que lá a cobertura feita pela mídia foi grande. O Sérgio nos disse ainda que tem problemas mentais e de personalidade, se diz uma pessoa perturbada e que não consegue evitar estes atos”, comentou, complementando que esse tipo de indivíduo, ao ganhar a liberdade, fatalmente deverá reincidir no crime.

Brown ainda alertou para que as mulheres ao caminharem em vias públicas, mantenham a atenção e procurem não manusear aparelhos celulares. “É importante lembrar que este tipo de criminoso sempre escolhe o alvo mais fácil, a vítima que provavelmente demonstrará menor resistência. Então se atitudes suspeitas forem percebidas, devem ser imediatamente relatadas à polícia, seja através do 190 ou outros telefones de emergência”, aconselhou.

O delegado ressaltou que a prisão do homem se deve a troca de informações entre as polícias do país e a prontidão em oferecer apoio sempre que necessário. “Graças a um excelente trabalho conjunto, um criminoso que oferecia grande risco a sociedade foi retirado de circulação”, finalizou. Sérgio agora está preso no Setor de Carceragem Temporária (Secat) do Cope e aguarda transferência para o RJ, onde permanecerá à disposição da Justiça.

 

Texto: redação e assessoria / Fotos: Michel Martins

Publicado na edição 1108 – 12/04/2018

Compartilhar
PUBLICIDADE