Moradores de Araucária podem se inscrever pela internet para ser jurado em julgamentos no Fórum da cidade

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Para ser um dos jurados em Conselho de Sentença de júris populares, os interessados podem agora inscrever-se pela internet, e não mais necessariamente no Fórum da cidade, como até o ano passado.

Basta acessar o link do Tribunal de Justiça do Paraná (https://www.tjpr.jus.br/cadastramento-de-jurados), preencher o dados e escolher a comarca de Araucária. “Os cadastros podem ser feitos até às 23h50 do próximo dia 9 de novembro. A lista provisória com os selecionados foi publicada no dia 10 de outubro, mas a definitiva será publicada no dia 10 de novembro no Diário Oficial com os voluntários cadastrados no site”, explicou o Técnico Judiciário, Jonatas Soares, lembrando que uma das vantagens de se voluntariar é que provavelmente será sorteado, visto que outros nomes são enviados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. “O sistema dá preferência aos voluntários”, destacou Jonatas.

Vale destacar que o candidato a jurado deve ter mais de 18 anos, morar em Araucária e não possuir nenhum antecedente criminal. Ao ser selecionado para compor a lista definitiva, a cada júri são intimados 50 jurados e a sessão só é aberta se houver a presença de pelo menos 15 deles. Com isso, o juiz realiza um sorteio automático pelo sistema e, dos jurados presentes, sete integrarão o Conselho de Sentença. Na medida em que os júris durante o mês vão acontecendo, geralmente de dois a quatro, aqueles que participarem destes são excluídos da lista.

O corpo de jurados é chamado para julgar crimes dolosos contra a vida e este serviço é também utilizado para desempate em concursos públicos. “O ato de ser jurado traz benefícios aos cidadãos”, comentou Jonatas. Sem contar que na data em que estiver participando do júri, caso a pessoa necessite, o Tribunal expede uma certidão para ser entregue no local de trabalho, por exemplo.

Moradores de Araucária podem se inscrever pela internet para ser jurado em julgamentos no Fórum da cidade

Compartilhar
PUBLICIDADE