Moradores do Tayrá unem-se buscando mais segurança na região

Muitos moradores têm a placa em frente às suas residências indicando que fazem parte do Vizinho Solidário
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Moradores do Tayrá unem-se buscando mais segurança na região
Muitos moradores têm a placa em frente às suas residências indicando que fazem parte do Vizinho Solidário

 

Pensando em reduzir casos de violência e buscar maior proteção entre a vizinhança, os moradores do Tayrá uniram-se no projeto Vizinho Solidário. Cerca de 160 vizinhos fazem parte de um grupo de Whatsapp, onde, ao menor sinal de que algo de estranho possa estar acontecendo no bairro, é enviada mensagem no grupo para que os demais moradores fiquem de olho.

Para identificar os moradores que fazem parte do projeto, muitos deles optaram por colocar uma placa nas residências indicando que a área é protegida. Marcos Bossek, que é presidente da Associação de Moradores do Tayrá, foi um dos primeiros a ter a ideia do grupo de Whatsapp há cerca de um ano e meio. “Com este grupo, a comunicação entre a vizinhança tornou-se mais rápida. Antes, algumas situações passavam desapercebidas, hoje em dia qualquer fato estranho já é publicado. Rapidamente acionamos a Guarda Municipal e a Polícia Militar que tem realizado as abordagens”, comentou Marcos.

Segundo ele, grande parte dos moradores do Tayrá aderiram ao Vizinho Solidário e também moradores do Santa Regina estão aderindo ao sistema. “Pessoas que moram em pontos estratégicos entraram no grupo, então com essa forma de comunicação conseguimos ‘controlar’ todo o bairro”, disse.

Marcos contou que recentemente a ocorrência sobre um carro roubado em Contenda e recuperado em Araucária pela Guarda Municipal, foi concluída com sucesso graças ao grupo do Tayrá. “Este sistema funciona tão bem que alguns moradores notaram algo de suspeito naquele veículo e começaram a repassar a informação. Então a polícia foi acionada e o carro devolvido à dona”, declarou.

Outra situação em que o final foi de êxito, através do grupo Vizinho Solidário, envolveu um indivíduo que atirou contra um homem em local próximo ao Tayrá. “O autor dos disparos fugiu após o crime e estava tentando pegar um táxi no nosso bairro. Vimos a atitude suspeita, desconfiamos de tudo aquilo e já entramos em contato com a polícia que conseguiu prender o elemento”, lembrou Marcos.

O morador considerou que certamente nenhum bairro está livre de violência e situações como furtos e roubos e que no Tayrá ocasionalmente um fato ou outro ainda ocorre. “Mas são situações isoladas, relacionados à oportunidade imediata que o bandido encontra”, afirmou. Ainda assim, o projeto tem se mostrado bastante eficiente, tanto que diversos moradores estão cada vez mais aliando-se ao sistema e formando uma grande rede de proteção domiciliar.

 

 

 

Foto: Everson Santos

Publicado na edição 1118 – 21/06/2018

Compartilhar
PUBLICIDADE