Home / Notícias / Policial / Números mostram que furtos e roubos diminuiram

Números mostram que furtos e roubos diminuiram

 

Segundo estatísticas, diminuiu o número de furtos e roubos cometidos em Araucária em 2018, comparando ao ano de 2017.


Para entender a diferença entre um crime e outro, o furto acontece quando o meliante toma algo de alguém sem estabelecer contato com a vítima. Este crime está previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena é de reclusão, de um a quatro anos, e multa.

Já o roubo, previsto no artigo 157 do Código Penal, acontece quando há contato entre o bandido e a vítima. Neste caso, o crime ocorre com violência ou ameaça. Um assalto, por exemplo, equivale a um roubo. A pena estabelecida por lei é de reclusão, de quatro a dez anos, e multa.

De acordo com relatório da Polícia Militar, em Araucária, no ano de 2017, aconteceram 1161 roubos e 1769 furtos. Em 2018, foram 913 roubos e 1608 furtos. Estes números indicam uma redução de 21,3% no número de roubos e menos 9,1% furtos. Ou seja, de 2017 para 2018, foram menos 248 roubos e menos 161 furtos.

O comandante da 2ª Cia do 17º Batalhão da PM, tenente Gantzel, comentou que a redução nestes números em Araucária se deve, em grande parte, pelo empenho na aplicação do policial militar em serviço. “O policiamento preventivo, principal missão constitucional das polícias militares, tem funcionado com eficiência. E, quando porventura falha, a repressão imediata é aplicada, resultando em prisões e apreensões”, afirmou.

Patrulha Comercial

Visando a prevenção de furtos e roubos em estabelecimentos comerciais, e, também, uma atuação ainda mais rápida da polícia, a PM, sob o comando do tenente Gantzel, reativou a Patrulha Comercial.

Nos primeiros dias, a patrulha estava sendo feita por dois policiais, que iniciaram os trabalhos cadastrando os comerciantes da cidade em aplicativo para melhoria na comunicação e chamada para eventuais ocorrências.

Segundo os PM’s, até o momento cerca de 300 comerciantes já fazem parte do cadastro realizado e nos últimos dias mais uma equipe está realizando o mapeamento dos lojistas e patrulhamento na área central e bairros. Uma das equipes faz as rondas com as motos e a segunda realiza o serviço em nova viatura que a corporação recebeu.

Um dos policiais que trabalha na Patrulha Comercial comentou que há poucos dias houve uma situação de roubo no bairro Costeira. O comerciante entrou em contato com a equipe policial, repassando, após o registro da ocorrência, as imagens das câmeras de segurança. Em seguida, o autor foi localizado no bairro Caximba, em Curitiba.

“Estamos atuando diariamente com as duas equipes e, com relação à parte preventiva, estamos tendo bom retorno. Os comerciantes estão aderindo à ideia da patrulha e agradecendo a iniciativa”, relatou o policial.

Publicado na edição 1148 – 31/01/2019

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*