Home / Notícias / Policial / PM e GMA dão algumas dicas de segurança

PM e GMA dão algumas dicas de segurança


Todo cuidado é pouco  quando o assunto é a  proteção do lar

Todo cuidado é pouco
quando o assunto é a
proteção do lar

As férias estão chegando, e com elas os planos para uma viagem à praia, ao campo, a outras cidades e estados, ou até mesmo para o exterior. Mas você já imaginou qual seria sua reação ao voltar para casa e encontrá-la completamente vazia? Se tudo que estava lá dentro tiver sido roubado? Parece uma realidade distante, mas casos como esse estão cada vez mais frequentes.

Por isso, para que sua viagem seja tranquila, tanto na ida quanto na volta, é importante seguir algumas recomendações básicas. E quem dá as dicas é o comandante da 2ª Cia da PM de Araucária, capitão Nelson Stoccheiro. Em primeiro lugar ele ressalta que os ladrões costumam escolher as casas em que vão atacar, aleatoriamente, mas é claro que se perceberem que a mesma está vazia, isso facilita o trabalho.

“Um conselho importante que a polícia costuma dar é que as pessoas avisem seus familiares e vizinhos sempre que forem se ausentar por um período mais longo, pois eles ficarão atentos a qualquer movimentação suspeita e poderão pedir ajuda”, aconselhou o comandante. Ele lembra que os ladrões costumam parar de carro, entrar na casa, e se os vizinhos não sabem que a família está fora, acabam nem percebendo a movimentação.

Outras dicas importantes são: pedir que a pessoa que está cuidando da casa ou um vizinho limpe a frente e recolha as correspondências ou revistas para não dar a impressão de que não há movimentação no seu interior; reforçar janelas, portas e portões (no caso de portões eletrônicos é importante usar também os cadeados); deixar algumas luzes acesas à noite e apagar durante o dia e instalar sistema de alarme monitorado.

“Também é muito importante prestar atenção na hora de voltar para a casa. As pessoas devem ficar atentas se houver alguém parado perto do portão da casa. Muitos fingem estar fazendo algo próximo das casas, como consertando um carro ou algo parecido, e acabam entrando junto com os moradores para praticar o crime”, pontuou.
O capitão lembrou ainda que as ocorrências relacionadas à invasão de domicílio são muito frequentes e costumam aumentar muito em épocas de férias. “Em caso de suspeita de invasão de domicílio, o cidadão deve acionar a Polícia Militar no fone 190”, frisou o capitão.

Ele lembra ainda que nessa época também costumam aumentar os casos de assaltos contra pedestres. “Os celulares, por exemplo, estão muito visados, por serem produtos de fácil comercialização. Uma dica importante é que as pessoas evitem usar fones de ouvido, principalmente as que possuem Iphone, pois os ladrões estão identificando esses aparelhos pelo fone de ouvido.

Não faça alarde!

A Guarda Municipal também tem dicas importantes que podem ajudar a população a prevenir as invasões de domicílio. Uma delas é evitar comentar nas redes sociais que você e sua família estão indo viajar. Outra dica é sempre informar, preferencialmente, um vizinho ou parente próximo, que sua casa irá ficar vazia durante alguns dias.

“Também é importante não deixar as luzes externas acesas durante o dia, pois é um sinal de que os moradores não estão em casa. Hoje existem aparelhos no mercado que fazem uma programação para acender e apagar as luzes durante a noite, com chamados aparelhos de fotocélula”, explica o coordenador da GMA, Lineu Gremski.

Lineu também orienta as pessoas a sempre se certificarem de que todas as portas e janelas estão realmente fechadas. “Se for possível, deixe a campainha de sua casa desligada e seu telefone residencial na opção ‘siga-me’, o que fará com que você atenda o telefone se alguém ligar”, acrescenta. Para emergências, o fone da GMA é o 153.

FOTO: MARCO CHARNESKI

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*