Roubo de gado volta a acontecer em Araucária

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Roubo de gado volta a acontecer em Araucária
Proprietários de chácaras em Araucária estão ficando no prejuízo com o roubo dos animais

No ano passado, furtos e roubos de gado estavam sendo recorrentes em Araucária. De acordo com dados repassados pela Polícia Militar, estima-se que aproximadamente 20 animais foram roubados em 2016. Porém, segundo números não oficiais obtidos com pessoas do meio rural, este número é superior, chegando a 170 cabeças de gado. No começo desse ano tal crime voltou a ser cometido. Neste mês, duas chácaras foram alvo dos criminosos e ficaram com o prejuízo de sete cabeças de gado.

O proprietário de uma das chácaras, localizada próximo ao CSU, no bairro Fazenda Velha, teve cinco gados roubados na quinta-feira da semana passada, 9 de fevereiro. De acordo com ele, só havia uma pessoa na casa, mas, como a ação foi muito silenciosa, nada foi visto até mesmo pela vizinhança. “Cortaram a cerca de arames e saíram com o gado pela rua lateral, sentido jardim Monalisa”, contou. Segundo ele, acredita-se que os autores do roubo sejam pessoas conhecidas, até mesmo pelo modo como agiram. “Aqui tem muito mato, não é fácil de entrar e saber exatamente aonde o gado está. Provavelmente é gente que conhece o espaço”, comentou.

Um dos vizinhos também teve dois gados roubados há cerca de duas semanas e o “modus operandi” da ação foi o mesmo. “Nas duas chácaras os roubos aconteceram entre 13h30 e 15h. Eles são muito silenciosos e nas duas ações encontramos rastros de pneu de caminhão. No primeiro roubo alguns vizinhos ainda viram um pequeno caminhão saindo da chácara”, relatou um dos proprietários, comentando ainda que certamente deve haver um grupo de pessoas receptando estes animais.

De acordo com o capitão da Polícia Militar de Araucária, Nelson Stoccheiro, a equipe da Patrulha Rural segue atenta principalmente aos locais que já foram alvo dos criminosos com visitas periódicas.

O QUE FAZER

Em um local aberto e amplo, como chácaras e fazendas, o controle e a fiscalização tornam-se mais difíceis. Mas, para tentar proteger os animais de roubos e furtos certas tecnologias podem ajudar.

Entre elas, os aplicativos em que os vizinhos conversam entre si sobre atividades suspeitas no entorno de suas chácaras, semelhante ao “Vizinho Solidário”, já implantando em diversos bairros nas cidades.

Outra tecnologia que pode ser usada a favor dos proprietários é o monitoramento do gado a partir da colocação de um chip no animal, a fim de rastreá-lo.

Foto: Divulgação

Compartilhar
PUBLICIDADE