13 candidatos disputam 5 vagas para o Conselho Tutelar

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Todos os eleitores de Araucária tem um compromisso no primeiro domingo de outubro (1º): participar da escolha de cinco pessoas para integrar o segundo Conselho Tutelar do Município. A votação terá início às 9h e segue até às 17h nas dependências da Escola Municipal Ibraim Antonio Mansur, no Fazenda Velha.

Nos últimos dias a comissão eleitoral responsável pela organização do pleito divulgou a relação final dos candidatos que conseguiram cumprir com êxito todas as etapas classificatórias. Ao todo são treze disputando uma das cinco vagas. A relação você confere na tabela ao lado.

O período oficial de campanha aberta pelas ruas de Araucária começou ontem, 30 de agosto, e segue até o próximo dia 29 de setembro. Também nos últimos dias, a comissão organizadora divulgou o edital com as regras da disputa.

Entre as que mais se destacam é a vinculação direta ou indireta dos candidatos com qualquer tipo de partido político. Ou seja, postulante ao cargo de conselheiro tutelar que tiver sendo apadrinhado por vereador ou outro político pode ter seu registro de candidatura questionado.

As regras também vedam a distribuição de qualquer tipo de brinde pelos candidatos e os folders e adesivos com a divulgação da candidatura não podem ter tamanho superior a 15×21 centímetros. Qualquer cidadão pode denunciar os candidatos que eventualmente estejam descumprindo as regras diretamente ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Quem pode votar?

Conforme estabelece a legislação pertinente ao assunto, podem participar da escolha dos novos conselheiros tutelares todos os eleitores vinculados a zona eleitoral 050 e que estejam com seus títulos válidos. No dia da votação, o eleitor receberá uma cédula com o nome dos treze candidatos e deverá assinalar apenas um.

A apuração ocorrerá imediatamente após o término da votação, sendo que serão considerados eleitos os cinco que obtiverem maior número de votos. Os que ficarem entre a sexta e décima posição integrarão o corpo de suplentes.

Como o 2º Conselho Tutelar de Araucária foi criado apenas no final do ano passado, com o processo eleitoral ocorrendo agora em 2017, os eleitos agora ocuparão uma espécie de mandato tampão, de apenas dois anos. Isto porque, em 2019, como estabelece a legislação brasileira, acontece à eleição unificada para escolha dos conselhos tutelares em todo o país.

Relação de candidatos

01 CACILDA APARECIDA NALIM DA SILVA
02 CLEUSA SOCZEK
03 DANIELLA CRISTINA AMARAL DOS REIS
04 FLAVIO ROSA DO PRADO
05 GABRIELA FRANCISCO MATIAS
06 IVO SANTOS MENDES
07 JEFERSON FELIPE OHPIS
08 JOSINEY TAVARES DA SILVA
09 JULIANE ROBERTA MENDES
10 MARCOS CESAR DE AQUINO TEIXEIRA
11 ROSILANI DE FÁTIMA VIEIRA DA SILVA
12 SANDRO RODRIGO TALAMINI PENKAL
13 VANESSA CRISTINA KAMINSKI KASECKER

Texto: Waldiclei Barboza

Compartilhar
PUBLICIDADE