17 colégios estaduais também elegeram novos diretores na semana passada

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Assim como as escolas municipais, os colégios estaduais de Araucária também foram às urnas na semana passada para escolher seus novos diretores. A eleição aconteceu em todas as dezessete unidades de ensino mantidas pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) no município na última quinta-feira, 3 de dezembro.
Esta foi à primeira eleição direta nos colégios estaduais do Paraná com voto universal. Ou seja, com a opção de professores, funcionários tendo mesmo peso do escolhido pelos estudantes e pais. Puderam votar, além dos funcionários, alunos com mais de dezesseis anos e pais de alunos que ainda não têm idade para votar.

Os eleitos cumprirão mandato de quatro anos, sendo que o diretor terá o trabalho avaliado pela comunidade, com metas para cumprir. Após dois anos, o Conselho Escolar, formado por alunos, pais, professores e funcionários, fará uma avaliação do cumprimento das metas e da prestação de contas.

Conforme prevê a legislação que regulamenta a eleição de diretores na esfera esta­dual, o número de diretores a que cada unidade tem direito varia conforme seu porte. Em Araucária, dos dezessete colégios, em oito havia vaga apenas para um diretor, em outras oito as vagas eram para um diretor e um diretor auxiliar. A única instituição que elegeu um diretor e dois auxiliares foi o Colégio Esta­dual Júlio Szymanski.

04 - politica cor copy

Texto: Waldiclei Barboza

Compartilhar
PUBLICIDADE