Home / Notícias / Política / 1ª diretoria do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Araucária toma posse

1ª diretoria do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Araucária toma posse


Palestra do jornalista William Waack também marcou o evento. Foto: Carlos Poly

 

Depois de um ano de muito trabalho de mobilização, sensibilização, diagnóstico e estruturação de propostas, tomou posse nesta terça-feira, 2 de julho, a primeira diretoria do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Araucária.

O grupo, do qual fazem parte representantes do poder público municipal e sociedade civil organizada, será presidido por Pedro Luiz Fernandes, que é vice-presidente da Novozymes para a América Latina, uma das indústrias mais tradicionais do polo industrial de Araucária.

Pedro terá a companhia de outras 23 pessoas e, todos, uma importante missão: elaborar e monitorar o planejamento estratégico do Município ao longo dos próximos 20 anos. Tanto é que durante as discussões para implantação do Conselho, ficou estabelecido como meta fazer com que Araucária seja no ano de 2.040 uma cidade símbolo de qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e modernidade, excelência em educação, inovação e biotecnologia, sempre preparada para os desafios do mundo.

Ciente da missão e de que ela não será fácil, Pedro fez questão de enfatizar em seu discurso que o momento é de todos se unirem para fazer com que o Conselho seja efetivo. “Nós temos a responsabilidade de fazer acontecer. Paremos de reclamar a vamos arregaçar as mangas”, destacou.

Membro nato e presidente de honra do Conselho, o prefeito Hissam Hussein Dehaini (PPS) afirmou ao O Popular que a implantação do órgão é a oportunidade de a sociedade civil participar da administração da cidade, colaborando para que ela se desenvolva independentemente de quem seja o chefe do Executivo. “Meu apoio ao projeto foi total desde o seu início. E fiz questão também de colocar a Prefeitura e os secretários à disposição para que esse trabalho se efetivasse. Evitei participar pessoalmente das conversas justamente por acreditar que precisamos que a sociedade, as pessoas como um todo abracem esse projeto porque é importante para o Município e não para este ou aquele prefeito”, enfatizou.

Como foi montado?

Há cerca de um ano, Prefeitura, Câmara, Associação Comercial de Araucária (Aciaa), Associação das Empresas da Cidade Industrial de Araucária (Aeciar) e Sebrae iniciaram os trabalhos para implantar na cidade o Conselho de Desenvolvimento Econômico. A inspiração original foi a cidade de Maringá, que há anos possui um órgão assim.

Para que o Conselho não fosse apenas “mais um” conselho e sim algo fruto efetivamente das angústias e desejos da sociedade araucariense, ao longo dos últimos doze meses o comitê organizador com orientação técnica do Sebrae realizou cerca de 40 reuniões, mais de 70 entrevistas com representantes da sociedade civil, um concurso cultural que envolveu 1.400 alunos do 5º ano de escolas públicas e particulares (600 trabalhos apresentados), dois workshops com a participação de 110 lideranças e a elaboração do planejamento estratégico com mais de 60 participantes, entre outras ações.

O Conselho, que ganhou uma marca própria e o slogan “Avançaraucária”, foi constituído por meio de uma lei ordinária. A ele também está vinculado o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (FMDI), instituído também por meio de lei. Esse Fundo poderá receber recursos tanto públicos, como privados, sendo que sua destinação é exclusiva para manutenção do Conselho e de projetos voltados para o desenvolvimento da cidade.

Cooperação técnica

Ainda durante a solenidade de posse do Conselho, foram assinados alguns termos de cooperação técnica entre Município, Sebrae, Tecpar e a própria Novozymes.

Esses acordos preveem a implantação do Espaço de Inovação de Araucária, ações de capacitação de empreendedores da área urbana e rural e um laboratório de serviços técnicos.

Palestra

O evento de posse do Conselho e de assinatura dos convênios de cooperação foi finalizado com a palestra “A conjuntura do Brasil na nova ordem econômica mundial”, ministrada pelo jornalista William Waack, que acaba de ser contratado pela CNN Brasil para ser o principal âncora da filial brasileira da emissora americana. Waack também comandou por muitos anos o Jornal da Globo e foi correspondente internacional da rede.

Com tiradas interessantes e humor ácido, o jornalista destacou o momento atual da política brasileira, com as discussões acerca das reformas estruturantes e a relação instável entre o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto. Enfatizou também que as eleições nacionais de outubro último mostraram um país com uma população mais participativa e sabedora da força que têm.

DIRETORIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

1. HISSAM HUSSEIN DEHAINI – PREFEITO MUNICIPAL DE ARAUCÁRIA E PRESIDENTE DE HONRA;
2. GENILDO PEREIRA CARVALHO – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE GOVERNO;
3. JUSCELINO KATURAGI – PRESIDENTE DA ACIAA;
4. FANNY SOLANGE BUSATO BATISTA – PRESIDENTE DA AECIAR;
5. PEDRO FERNANDES – VICE-PRESIDENTE DA NOVOZYMES PARA AMÉRICA LATINA – REPRESENTANTE DA INDÚSTRIA DE ARAUCÁRIA;
6. AMANDA NASSAR – PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE ARAUCÁRIA
7. SIMON GUSTAVO CALDAS DE QUADROS – PROCURADOR GERAL DO MUNICÍPIO
8. LAURO LUCIANO STALL – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE FINANÇAS;
9. SAMUEL ALMEIDA DA SILVA – SECRETÁRIO MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO;
10. MARCOS KAHTALIAN – REPRESENTANTE DO SINDUSCON;
11. GERALDO CELSO ROCHA – REPRESENTANTE DO SETOR DE SAÚDE DA INICIATIVA PRIVADA;
12. ÉLCIO DOUGLAS JOAQUIM – DIRETOR DA FAE ARAUCÁRIA – REPRESENTANTE DO SETOR DE EDUCAÇÃO DA INICIATIVA PRIVADA
13. ANDRÉ CARNEIRO DE AZEVEDO – PRESIDENTE DA OAB – ARAUCÁRIA NESTE ATO REPRESENTADO PELA DRA LUDIMILA ESCHER NOGUEIRA
14. MURILO MARTINS DE ANDRADE – REITOR DA UNIFACEAR – REPRESENTANTE DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
15. VINÍCIUS MILANI – REPRESENTANTE DO SEBRAE
16. RICARDO ALBERTO ESCHER – VICE PRESIDENTE ACIAA
17. MÁRIO JOSÉ GONDEK – DIRETOR DA ACIAA;
18. PEDRO RICARDO SCHWINGEL – DIRETOR DA ACIAA;
19. DENISE MARIE DESCHEREVEL – DIRETORA DA ACIAA.
20. AMADEU GRECA – PRESIDENTE DA GRECA ASFALTOS
21. EVERALDO MARIOT – DIRETOR GERAL DA PARNAPLAST
22. CLAUDEMIR MARTINELLI – PRESIDENTE DA A1 ENGENHARIA – REPRESENTADO PELO SENHOR GUSTAVO P. MARTINELLI
23. HELTON LUCIANO FOGAÇA WEISS – GERENTE GERAL DA CSN ARAUCÁRIA NESTE ATO REPRESENTADO PELO SENHOR FERNANDO SOTTO TORRES
24. GILMAR CARLOS LISBOA – PRESIDENTE DO SINDMONT – SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS EMPRESAS DE MONTAGEM, MANUTENÇÃO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NAS ÁREAS INDUSTRIAIS NO ESTADO DO PARANÁ – SEDE ARAUCÁRIA

Texto: Waldiclei Barboza

Publicado na edição 1170 – 04/07/2019

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*