24H Infantil passa a funcionar em prédio anexo do HMA | O Popular do Paraná
Home / Notícias / Política / 24H Infantil passa a funcionar em prédio anexo do HMA

24H Infantil passa a funcionar em prédio anexo do HMA

Novo PAI terá acesso em separado da porta principal do HMA

 

A partir de sexta-feira, 1º de junho, finalmente, o Pronto Atendimento Infantil (PAI) 24 horas passará a atender num espaço exclusivo anexo ao Hospital Municipal de Araucária (HMA). A mudança já era para ter acontecido no ano passado, mas foi sendo postergada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA).

A mudança, de acordo com a SMSA, possibilitará que o atendimento de urgência e emergência a crianças do Município se dê com mais qualidade, num espaço mais amplo e acesso a uma série de exames e avaliações sem que os pequenos tenham que ficar sendo baldeados de um lado para o outro. “Hoje, por exemplo, quando uma criança vai até o PAI e precisa de um raio-x, temos que colocá-lo numa ambulância, trazê-lo até o HMA para fazer o exame e depois levá-lo novamente ao PAI, o que gera transtornos ao paciente, a família e aos profissionais envolvidos. Com o pronto atendimento funcionando anexo ao HMA, a criança estará a poucos metros do aparelho”, comentou o secretário Carlos Andrade.

Embora funcione na mesma estrutura do HMA, o acesso ao 24 horas Infantil acontecerá por um entrada específica, na esquina da ruas São Vicente de Paulo com Rozália Wzorek. Outro ganho no novo espaço, inclusive, é que ele tem estacionamento próprio para as famílias que precisarem trazer seus filhos para uma consulta.

Equipe do próprio HMA

Com a mudança, a equipe de profissionais responsável pelo atendimento no 24 horas Infantil será de responsabilidade da organização social que administra o Hospital Municipal de Araucária. “Esses profissionais já estão contratados e prontos para trabalhar. São cerca de sessenta pessoas. Também utilizaremos aqui médicos concursados que já atuavam na estrutura do PAI”, comentou o secretário.

Vereadores foram visitar a estrutura do PAI na manhã de segunda-feira (28)

Reforço na UPA adulta

Com a transferência do atendimento no PAI para profissionais vinculados a organização social que gerencia o HMA, os servidores da Prefeitura que até então trabalhavam no pronto atendimento infantil foram remanejados para outros setores da Secretaria de Saúde, principalmente a UPA do jardim Planalto, responsável pelas consultas adultas de urgência e emergência no Município.

Transição

Ainda de acordo com o secretário de Saúde, nos primeiros dias da transferência do PAI para o anexo do HMA, uma equipe da Secretaria da Prefeitura ainda ficará no antigo prédio do Hospital São Vicente de Paulo para eventualmente realizar o transporte de pacientes em situação de urgência e emergência que não estiverem sabendo da mudança.

Como chegar

Conforme a Secretaria Municipal de Comunicação Social (SMCS), quem precisar ir de ônibus até 24 horas infantil deve pegar, saindo do Terminal Central, a linha HMA-UPA (linha que dá acesso fácil a unidades de saúde), que tem ponto a uma quadra do HMA (próximo à Praça do Seminário. Outra opção é utilizar as linhas metropolitanas (sentido Curitiba), sem custo adicional de integração, e descer no ponto localizado na rua São Vicente de Paulo, próximo à esquina do HMA.

Quem mora na região do Costeira e Tupy pode chegar ao PAI e HMA com a linha do Triar Hortência – Angélica. O ponto de parada é o mesmo que o citado para linhas metropolitanas. Já quem sai do Terminal Angélica ao pronto atendimento ou ao HMA pode fazer uso das linhas metropolitanas e descer na região do viaduto de entrada da cidade.

 

 

Texto: Waldiclei Barboza / Foto: Everson Santos e Marco Charneski

Publicado na edição 1115 – 30/05/2018

Sobre Redação

Redação

Um Comentário

  1. O que será feito neste prédio do antigo são vicente?

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado. Os campos requiridos são marcados com *

*