Apesar de greve geral, Prefeitura mantém os trabalhos na sexta-feira

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Apesar de greve geral, Prefeitura mantém os trabalhos na sexta-feira

Mesmo com a greve geral convocada pelas principais centrais sindicais do país para a próxima sexta-feira, 28 de abril, a Prefeitura de Araucária irá manter expediente normal em suas repartições públicas. Isto, pelo menos na teoria, já que, na prática, como vários setores que oferecem serviços públicos vai parar, é pouco provável que as repartições municipais não sejam afetadas.

Os sindicatos que representam o funcionalismo municipal, por exemplo, realizaram assembleias nos últimos dias e deliberaram pela adesão à greve geral. No caso do Sindicato dos Professores (Sismmar), a recomendação que estão sendo feitas as direções das escolas e Cmeis é que suspendam as aulas, pois a adesão do magistério deve ser maciça. O Sifar, por sua vez, também fez a mesma orientação, principalmente no caso das atendentes infantis e profissionais lotados nos centros de saúde.

Meio termo

Quanto à decisão de Sifar e Sismmar de adesão à paralisação, a Secretaria Municipal de Governo (SMGO) disse respeitar o direito de greve dos servidores, mas que a Prefeitura não deve suspender seu expediente. A pasta, no entanto, já informou que os funcionários que resol­verem aderir ao movimento desta sexta-feira não terão o dia de trabalho descontado. Isto, desde que reponham a falta, seguindo calendário a ser elaborado pelos secretários municipais.

Ainda de acordo com a SMGO, a decisão foi tomada para atender aqueles servidores que eventualmente fiquem impossibilitados de vir trabalhar por conta da paralisação no transporte coletivo ou porque tiveram que ficar com seus filhos em razão da suspensão das aulas em escolas e Cmeis. Ou seja, quem não vir na sexta-feira, independentemente se aderiu à greve ou foi impedida por ela, não terá o dia descontado se repor.

 

Texto: Waldiclei Barboza

Compartilhar
PUBLICIDADE