Araucária terá semana municipal do trânsito

Projeto é de autoria do vereador Fábio Alceu e foi aprovado esta semana
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Araucária terá semana municipal do trânsito
Projeto é de autoria do vereador Fábio Alceu e foi aprovado esta semana

O vereador Fábio Alceu (PSB) teve aprovado na segunda-feira, 17 de abril, na Câmara, um projeto de lei de sua autoria que institui em Araucária a Semana Municipal do Trânsito. O texto já havia sido analisado em primeira votação no dia 10 de abril e agora foi confirmado pelo plenário.
Conforme o edil, o objetivo do projeto é estabelecer meios de educação, conscientização, informação e segurança no trânsito, isso por meio de trabalhos educacionais a serem discutidos e organizados pelas secretarias municipais competentes. “Queremos mobilizar a comunidade sobre os problemas no tráfego e sobre a responsabilidade de cada pessoa para a melhoria da segurança no trânsito e não há maneira melhor de fazermos isso do que por meio da educação, principalmente de crianças e adolescentes”, comentou.
Conforme estabelece o projeto de lei, a semana municipal do trânsito será comemorada anualmente, sempre nos últimos sete dias do mês de agosto. “Escolhemos a última semana de agosto porque, em setembro, já há campanhas nesse sentido em âmbito nacional, então para que não haja confusão entre o trabalho em nível municipal e nacional, preferimos estipular que no Município comemoramos em agosto”, explicou.
O projeto enumera várias ações que terão que ser executadas pela Prefeitura durante a Semana Municipal do Trânsito, entre as quais está a promoção de simpósios, conferências, palestras, exposições e outras atividades que chamem a atenção da comunidade quanto ao assunto.
Sanção
O projeto do vereador segue agora para a Prefeitura, onde deverá receber sanção ou veto do prefeito Hissam Hussein Dehaini (PPS). Caso a opção seja a primeira, a lei é publicada e passa a valer. Caso ele vete, o texto volta à Câmara para análise das razões da proposta ter sido rejeitada pelo chefe do executivo.

Vereador tem outro projeto sobre o trânsito aprovado

Além do projeto de lei que instituiu a Semana Municipal de Trânsito, outra proposta do vereador Fábio Alceu (PSB) com relação á segurança no trânsito também foi aprovado na sessão de segunda-feira, 17 de abril, pelo plenário da Câmara. É o Programa Pé na Faixa, que obriga a Prefeitura a sinalizar a existência de faixa de pedestres dez metros antes de sua localização.
Esta sinalização teria como objetivo alertar os motoristas sobre a existência das faixas de pedestres, de modo que eles possam diminuir a velocidade, melhorando a segurança no trânsito.
O projeto ainda precisa ser aprovado em segunda discussão. Feito isto, segue para sanção do prefeito Hissam Hussein Dehaini (PPS).

 

Texto: Waldiclei Barboza / Foto: Marco Charneski

Compartilhar
PUBLICIDADE