Atenção: eleitores que não fizeram a biometria ganham prazo extra

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

A Justiça Eleitoral de Arau­cária decidiu estender até 4 de maio o prazo para que os eleitores que ainda não fizeram a biometria compareceram ao Cartório Eleitoral da cidade para coleta de suas digitais.

De acordo com informações do Cartório Eleitoral, a prorrogação do período para realizar a biometria aconteceu em razão das dificuldades enfrentadas no atendimento dos eleitores nos últimos dias do prazo anterior, que foi 31 de março.

Outro item apontado foi o grande número de pessoas que não fizeram o recadastramento. Segundo dados do sistema res­ponsável pelo gerenciamento de eleitores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 27.137 votantes simplesmente não fizeram a biometria, o que equivale a quase 30% do eleitorado local. Isso significa dizer que o número de eleitores nestas eleições pode ser inferior a 70 mil. Porém, o bom mesmo é esperar o término dessa prorrogação para saber o número exato de votantes que teremos nas eleições deste ano. Isso porque, logo após 31 de março, falava-se em pouco mais de 15 mil faltantes ao processo de biometria.

Segundo a chefe do Cartório Eleitoral de Araucária, Yna Honda, o número exato de eleitores araucariense em 2016 só será conhecido mesmo em 5 de maio, que é quando o sistema do TSE convalida os dados do eleitorado de cada cidade brasileira para o pleito deste ano. “Neste momento, o importante mesmo é que aquelas pessoas que não fizeram a biometria até 31 de março compareçam ao Cartório Eleitoral até 4 de maio para fazê-lo”, explicou.

Serviço

Para fazer o recadastramento, a pessoa precisa levar os seguintes documentos: identidade com foto (RG, carteira de motorista, passaporte), o título de eleitor, o CPF (que é opcional) e um comprovante de residência dos últimos três meses.

O horário de atendimento do Cartório Eleitoral é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. O endereço do órgão é a rua Francisco Dranka, nº 1079, no Vila Nova, bem próximo ao Fórum da cidade. Se você for ao local de ônibus basta ir até o terminal Central e pegar o Linhão 2 ou o Circular Olímpico.

Texto: Waldiclei Barboza

Compartilhar
PUBLICIDADE