Atendimento prioritário para doadores de sangue não passa na Câmara

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

O projeto de lei de iniciativa do vereador Leandro da Academia (PPS) para que os doadores de sangue tivessem atendimento prioritário em estabelecimentos bancários e comerciais de Arau­cária foi reprovados pelos seus colegas de Câmara na última segunda-feira, 27 de março.
O texto chegou a ser aprovado em primeira votação na semana passada, mas muitos edis mudaram de opinião no curso da semana após a repercussão negativa que o projeto teve em vários segmentos da sociedade araucariense. Com isso, em segunda análise, a proposta foi rejeitada por cinco votos a quatro, além de uma abstenção por ausência do plenário.
Votaram contrários ao projeto de Leandro os vereadores Vanderlei Cabeleireiro (DEM), Claudi­nho do Açougue (PPS), Francisco Cabrini (PP), Celso Nicácio (PSL) e Tatiana Nogueira (PSDB). Já os favoráveis foram, além do próprio autor, Fabio Alceu (PSB), Lucia de Lima (PMDB) e Amanda Nassar (PMN). O vereador Roberto Mota (PSD) não estava em plenário quando da votação e o presidente, Ben-Hur Custódio (PR), só votaria em caso de empate.

Pelo projeto de Leandro, para usufruir do atendimento prioritário, o doador precisaria ter doado sangue, no mínimo, em três oportunidades ao longo dos últimos dois anos e apresentar documentação expedida pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) ou por órgão correspondente.
Um dos principais opositores ao texto, o vereador Vanderlei afirmou que o projeto não tinha sentido porque a priorização do doador de sangue em estabelecimentos bancários e comerciais acabaria prejudicando aquelas pessoas que realmente precisam de um atendimento diferenciado, como idosos e portadores de necessidades especiais.

Texto: Waldiclei Barboza

Compartilhar
PUBLICIDADE