Aumenta a oferta de consultas com especialistas

Um clássico da medicina araucariense, cardiologista Araré atende no CEMO
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Um clássico da medicina araucariense, cardiologista Araré atende no CEMO
Um clássico da medicina araucariense, cardiologista Araré atende no CEMO

Lançado na primeira quinzena de fevereiro, o programa da Prefeitura que promete acabar com a demora em conseguir uma consulta com os chamados médicos especialistas ainda não deslanchou. Isso, porém, não quer dizer que as coisas não melhoraram. Pelo menos é o que garante a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA).

Na manhã desta quinta-feira, 12 de março, o secretário de Saúde, Rogério Donato Kampa, apresentou alguns resultados deste primeiro mês do programa. “Neste primeiro momento, o resultado que alcan­çamos é fruto de uma reorganização dos recursos humanos da própria secretaria e também do nosso HMA”, explicou.

Entre as especialidades que já tiveram a oferta aumentada estão cardiologia, com mais cem consultas por mês, otorrinolaringologia com mais 160, ortopedia com mais trezentas e outras 96 consultas com cirurgião de cabeça e pescoço.

Todas estas mudanças, garante a SMSA, já fez com que a fila por uma consulta com especialista diminuísse. No caso da cardiologia, por exemplo, antes do programa iniciar havia 663 pessoas aguardando. Hoje, são 320. Já na ortopedia a fila diminuiu de 423 para 210.

O secretário afirmou que outro objetivo do programa que já está sendo colocado em prática é o aumento da oferta de exames complementares, como ultrassonografia, eletrocardiogramas, endoscopias, ecocardio, testes de esteira, colonoscopia e outros. “Parte desses exames serão feitos no próprio HMA, que já dispõe desses equi­pamentos”, explicou.

Oftalmologia e neurologia

Ainda conforme Rogério, a SMSA iniciará a partir do dia 17 de março um mutirão para as especialidades de oftalmologia e neurologia adulta. Serão duzentas consultas com oftalmo e cem com neuro por semana. “Os centros de saúde já vão começar a chamar os pacientes que estão aguardando encaminhamento para essas especialidades nos próximos dias. Por isso, quem estiver aguardando precisa manter seus dados atualizados nas unidades”, alertou.

Até 30%

O secretário de Saúde aproveitou a oportunidade e voltou a citar um problema crônico que existe no caso das especialidades, que é o alto índice de pessoas que simplesmente faltam à consulta. “Hoje, entre 25 e trinta por cento das consultas agendadas não são realizadas porque o paciente não aparece no dia e hora marcados. Precisamos diminuir esse percentual. A pessoa precisa entender que quando ela falta à consulta ela está, no mínimo, tirando a vaga de outro paciente”, finalizou.

Texto: Waldiclei Barboza / FOTO: EVERSON SANTOS

Compartilhar
PUBLICIDADE