Home / Notícias / Política / Aumento no número de vereadores é tema de reunião

Aumento no número de vereadores é tema de reunião


Conversa aconteceu na sala da Presidência da Câmara na semana passada

Conversa aconteceu na sala da Presidência da Câmara na semana passada

Uma reunião realizada na sexta-feira, 27 de março, na sala da presidência da Câmara discutiu a proposta de emenda à lei orgânica do Município que aumenta de onze para quinze o número de vereadores da cidade.

O encontro foi promovido pelo presidente da Câmara, Wilson Roberto David Mota (PROS), e dele participaram atuais e antigos vereadores de Araucária. “Reunimos esse pessoal aqui para conversarmos sobre a proposta e deixar claro que – em hipótese alguma – haverá aumento de despesa caso o aumento no número de vereadores seja aprovado”, afirmou o presidente.

De uma maneira geral – até porque não poderia ser diferente – todos os presentes se posicionaram favoravelmente ao aumento. Alguns, inclusive, ressaltaram que Araucária já chegou a ter dezessete vereadores quando o número de eleitores era menor do que cinquenta mil. Hoje, os aptos a votar já estão na casa dos 95 mil.

Outro ponto comum extraído da conversa é a necessidade de explicar de forma clara à comunidade de que o aumento do número de edis não acarretará aumento da despesa da Câmara. Os defensores da proposta acrescentaram ainda que uma das vantagens de se acrescentar cadeiras ao Legislativo é que isso atrairia mais pessoas interessadas em representar suas comunidades e os segmentos aos quais representam, o que fomentaria as discussões no parlamento, enriquecendo – de certa forma – o debate.

Proposta casada

Ainda durante as discussões, o vereador Paulo Horácio (SD) manifestou seu apoio ao aumento das vagas no Legislativo, sugerindo também que essa proposta fosse casada com a redistribuição dos cargos de assessores dos edis. Em sua opinião, é necessária que o projeto preveja uma diminuição dos comissionados que auxiliam os gabinetes, até como uma forma de mostrar à população que o acréscimo das cadeiras está sendo sugerida como forma de se aumentar a representatividade naquela Casa.

Mais reuniões

A ideia de Betão é realizar mais algumas reuniões, agora com representantes de partidos e de setores da sociedade civil organizada para só então levar o projeto ao plenário.

Por Waldiclei Barboza / FOTO: WALDICLEI BARBOZA

Sobre Redação

Redação

One comment

  1. SERA QUE A CLASSE POLITICA EM GERAL ACHA QUE A POPULAÇÃO QUE PAGA IMPOSTO
    E TROUXA? PARA QUE MAIS DESPESA EM ARAUCARIA PORQUE NAO USA ESTE DINHEIRO
    EM SEGURANÇA, EDUCAÇÃO OU USE O DINHEIRO EM BENEFICIO DA POPULAÇÃO
    DE ARAUCARIA

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*