Ben-hur é carta fora do baralho. Dona Hilda será a vice de Hissam

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

donahilda

 

Já está sacramentado o nome de quem ocupará a vaga de candidata à vice na chapa encabeçada pelo empresário Hissam Hussein Dehaini (PPS). Será a titular do Cartório de Registro Civil da cidade, Hilda Lukalski Seima. Ela, inclusive, já se licenciou do comando do Cartório no início deste mês, como determina a legislação eleitoral.

A vaga de vice na chapa do PPS foi objeto de muita disputa ao longo dos últimos meses. Vários foram os cotados para ocupá-la. E, ao que se sabe, Dona Hilda não era a primeira opção de Hissam, que chegou a prometer a Ben-Hur Custódio, então assessor do vereador Alex Nogueira (PSDB). Por conta deste convite, inclusive, Ben-Hur pediu exoneração do gabinete do tucano e mergulhou de corpo e alma na pré-campanha do PPS.

Ben-Hur, aliás, que é filiado ao PR, e Hissam chegaram a participar de um almoço na sede do Partido República, em Curitiba, onde a dobrada teria sido apresentada ao deputado federal Luiz Nishimori, que preside a legenda no Estado.

A escolha de Ben-Hur, no entanto, nunca foi bem aceita dentro da cúpula da executiva municipal do PPS, que entendia que seu nome iria contra à proposta que a candidatura de Hissam representaria: de rompimento com a chamada velha política local. Isto porque desde sempre Ben-hur ocupou cargos em comissão de assessoria a vereadores.

Equilíbrio

A confirmação do nome de Dona Hilda como vice na chapa de Hissam acontecerá na convenção que o partido realiza no próximo domingo, 31 de julho, a partir das 15h, no auditório da Facear. O fato de o empresário ter aceitado o nome da cartorária na chapa é muito comemorado dentro da cúpula do PPS, que entende que ela traz equilíbrio à dobrada.

Esta será a primeira vez que Dona Hilda se candidata a algum cargo eletivo. Pessoalmente ela é muito pouca conhecida na cidade, mas por ser a titular do único cartório de registro civil do Município, grande parte dos moradores locais sabem quem ela é.

Dentro do PPS também há um entendimento de que Dona Hilda é um freio a eventuais rompantes autoritários de Hissam. Isso porque ela é irmã da falecida esposa do empresário, Rosi Hissam Dehaini, que morreu em 2006 num acidente de trânsito no quilômetro 24 da BR-277. Naquela oportunidade, ela e Hissam voltavam do litoral. Ele dirigia o carro e perdeu o controle do veículo, que saiu da pista e colidiu contra um barranco. Rosi morreu na hora. Hissam foi socorrido e sobreviveu. Dona Hilda seria figura muito presente na família do empresário e tem uma relação muito próxima com os dois filhos que ele teve com Rosi: Hanna e Rihad, seus sobrinhos.

Texto: Waldiclei Barboza/ Foto: Divulgação

Compartilhar
PUBLICIDADE