Beto Richa, Aécio Neves e Álvaro Dias vencem na cidade

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Mesmo com uma legítima araucariense ocupando o posto de candidata à vice-governadora na chapa de Roberto Requião (PMDB), a maioria do eleitorado local preferiu dar um segundo mandato ao governador Beto Richa (PSDB). Em se tratando de Araucária, aliás, o resultado pode ser considerado uma surpresa, já que – normalmente – Requião e candidatos do PT costumam estar à frente de nomes do PSDB em eleições gerais.

De acordo com dados da Justiça Eleitoral, Beto Richa obteve 28.542 votos em Araucária, o que representou 40,44% dos votos válidos. Já Requião, que tinha como sua vice a deputada federal Rosane Ferreira (PV), foi o preferido por 27.378 eleitores, ou 38,79% dos votos válidos. Embora tenha sido a candidata a senadora mais votada na cidade em 2010, Gleisi Hoffmann (PT) não repetiu o mesmo desempenho por estas bandas na corrida pelo comando do Palácio Iguaçu nestas eleições. Ela obteve apenas 12.777 votos, o que significou pouco mais de 18% dos votos válidos. Veja ao lado o desempenho de todos os candidatos em Araucária e no Paraná.
03  politica pb copy

Senado

Já na corrida pela vaga ao Senado não houve surpresas. Mais de setenta por cento dos araucarienses preferiu Álvaro Dias (PSDB), que obteve acachapantes 43.092 votos. Na segunda colocação apareceu Ricardo Gomyde (PC do B), com 9.350 votos, ou 15% dos válidos. Marcelo Almeida (PMDB) também não empolgou e fez 7.415 votos, o que representou 12% dos votos válidos.

Presidência

Os araucarienses também surpreenderam na disputa pela presidência da República. Historicamente, o PT faz a maioria dos votos em Araucária. Nestas eleições, porém, seguindo a tendência do Paraná, a vitória no primeiro turno foi de Aécio Neves (PSDB). O tucano ficou 42,42% dos votos válidos, o que representou a preferência de 30.657 eleitores. Já Dilma Rousseff (PT) obteve 24.711 votos, pouco mais de 34% dos votos válidos. Marina Silva (PSB) ficou em terceiro. Fez 13.214 votos, o que significou 18,28% dos votos válidos. Abaixo, você confere como foi o desempenho de todos os candidatos em Araucária, no Paraná e no Brasil.
site

Texto: Waldiclei Barboza

Compartilhar
PUBLICIDADE