Home / Notícias / Política / Cidadãos comuns disseram não a mais 4 vereadores

Cidadãos comuns disseram não a mais 4 vereadores


Plenário da Câmara ficou lotado durante audiência

Plenário da Câmara ficou lotado durante audiência

A audiência pública realizada na última sexta-feira, 6 de maio, no plenário da Câmara não deixou dúvidas com relação àquilo que desejam os cidadãos comuns de Araucária: ne­nhuma vaga de vereador a mais do que os onze da atual legislatura.

Convocada pela própria Câmara de Vereadores por recomendação do Ministério Público, a audiência lotou o plenário da Casa. A grande maioria dos presentes era de cidadãos comuns, que não escondiam de ninguém que não vêem com bons olhos qualquer iniciativa no sentido de ampliar as cadeiras para a próxima legislatura. Porém, havia também no plenário, vários pré-candidatos a vereador e representantes de partidos políticos, além de cabos eleitorais dos atuais edis, que foram até o local para defender seus próprios interesses. Ou seja, criar mais cadeiras na Câmara.

A turma da claque, plantada no local por alguns vereadores, bem que tentou constranger com vaias as pessoas que tentavam se posicionar contrário ao aumento de vagas. A estratégia, porém, não deu certo e, ao poucos, eles desistiram. As vaias dos interessados num carguinho na Câmara foram substituídas pelos aplausos dos cidadãos comuns toda vez que alguém se manifestava ao microfone contrário à criação de mais vagas de vereadores.

A audiência, que se iniciou por volta das 19h30, só terminou próximo das 23h e, embora não tivesse caráter deliberativo, todos os vereadores ali presentes saíram do plenário com a certeza de que o cidadão comum não quer mais cadeiras na Câmara. Isso, no entanto, não quer dizer que a grande maioria dos edis tenha desistido da ideia de ampliar de onze para quinze o número de vagas em disputa nas eleições municipais deste ano. Na sessão plenária de segunda-feira (9), por exemplo, muitos seguiam insistindo na ampliação. O presidente da Casa, Wilson Roberto David Mota (PSD), chegou a fazer um apelo a um grupo de pré-candidatos que estavam em plenário, pedindo para que eles insistam com os presidentes de seus partidos para que protocolem na Câmara ofícios exigindo mais vereadores. Betão, entretanto, não fez o mesmo pedido ao cidadão comum.

Nova audiência

O professor Hiderson Marciano, um dos organizadores do movimento que pede para que a Câmara mantenha o mesmo número de vereadores para a próxima le­gislatura, disse considerar que algumas pessoas tentaram manipular a audiência da última sexta-feira, de modo a plantar em plenário cabos eleitorais e pré-candidatos para cons­tranger o cidadão comum. “Diante de tudo isso, vamos oficiar o Ministério Público e solicitar que seja feita uma nova audiência, desta vez num lugar neutro”, comentou.

Cidadãos comuns de Araucária disseram não ao aumento dos vereadores

Cidadãos comuns de Araucária disseram não ao aumento dos vereadores

Já quem é pré-candidato, adivinha? Quer sim mais vagas pra vereadores

Já quem é pré-candidato, adivinha? Quer sim mais vagas pra vereadores

Texto: WALDICLEI BARBOZA / FOTOS: EVERSON SANTOS / MARCO CHARNESKI

Sobre Redação

Redação

One comment

  1. É a população de Araucária dando um show de cidadania !

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*