Cidade terá número recorde de candidatos a prefeito

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

O quesito qualidade terá que ser analisado pelos eleitores, mas no que diz respeito à quantidade de candidatos a prefeito, é possível dizer que as eleições municipais deste ano estão bem servidas. Nada mais nada menos do que sete chapas tiveram suas candidaturas aprovadas pelas convenções encerradas na última sexta-feira, 5 de agosto.
Destas sete, quatro são tidas como de maior visibilidade e têm à frente nomes de peso da política local. As outras três são, digamos assim, candidaturas alternativas, sendo encabeçadas por pessoas sem muita expressão na política local.

O candidato que reuniu o maior número de partidos em sua coligação é justamente o que tenta a reeleição, Rui Sérgio Alves de Souza (PTC), cuja vaga de vice na chapa é ocupada pelo vereador Pedrinho da Gazeta (PMDB). Além das legendas dos dois protagonistas, o consórcio tem ainda PP, PSL, DEM, PSC, PPL, PDT e PSB. Ou seja, nove legendas, que adotaram o nome “Você do lado certo”.

Já a coligação da ex-deputada Rosane Ferreira (PV), que tem como companheiro de chapa o vereador Alex Nogueira (PSDB) tem ainda em suas trincheiras o PTB, PSDC, PSD, PEN e PRP, o que totaliza sete partidos, que terão como slogan de campanha “Araucária em boas mãos”.

Por sua vez, a chapa do empresário Hissam Hussein Dehaini e de sua ex-cunhada Hilda Lukalski, ambos do PPS, têm outras quatro legendas em seu grupo: PR, PRB, PC do B, PT do B e PMN. Os seis partidos adotaram o nome “Com a força do povo vamos tra­balhar por uma feliz cidade”.

A última das quatro chapas encabeçadas por candidatos de peso da política local é a de nome “Araucária tem jeito”. Ela será encabeçada pelo vereador Clodoaldo Pinto Junior (PROS) e terá como postulante vice a também vereadora Adriana Cocci (PTN). A coligação ainda é integrada pelo PMB.

A primeira das candidaturas alternativas a ser confirmada foi a do empresário Eliceu Palmonari (PRTB). A vice na chapa ficou com Honório da Farmácia, também do PRTB. O partido não coligou com outras legendas e utilizará como slogan de campanha o mote “Araucária para todos”.

Outro partido que disputará as eleições municipais deste com chapa pura é o PT. A convenção da legenda foi realizada na sexta-feira, 5 de agosto e homologou o nome de um antigo militante da sigla em Araucária para o páreo. Trata-se de Rivadal Padilha, que terá como companheiro de batalha José Carlos da Cruz. Ambos são ligados ao movimento sindical e adotaram como slogan de campanha “De baixo pra cima rumo à transformação social”.

A última das chapas majoritárias que disputarão as eleições deste ano é formada por dois partidos: PHS e Rede. Ao primeiro coube a indicação do candidato a prefeito e, ao segundo, o vice. O cabeça da chapa será Orivaldo José Augusto, professor aposentado da rede estadual de ensino. Já o vice será o empresário Danilo Donoso, que nas eleições passadas também integrou uma chapa majoritária na mesma posição. Naquela oportunidade, porém, Danilo era filiado ao PV.

Registros

Embora tenham tido seus nomes homologados em convenção, os postulantes ao cargo de prefeito e vice ainda precisam ter suas candidaturas deferidas pela Justiça Eleitoral. A fase de registro no sistema próprio disponibilizado pelo Superior Tribunal Eleitoral (TSE) termina esta semana, sendo que a campanha nas ruas já começa no próximo dia 16.
1

2

3
Texto: Waldiclei Barboza

Compartilhar
PUBLICIDADE