Cmei o dia todo só para pais que trabalham

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Uma instrução normativa publicada nos últimos dias pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) está dando o que falar em Araucária. O documento disciplina os procedimentos que devem ser seguidos pelos pais na hora do cadastro de solicitação de vagas nos centros municipais de educação infantil da cidade.

Dentre as normativas previstas na instrução, a que mais tem gerado comentários é aquela que estabelece que os pais que trabalham terão prioridade no preenchimento das vagas de turno integral nos Cmeis.

Conforme o secretário municipal de educação, Henrique Theobald, a partir do ano que vem a regra será que os Cmeis atendam as crianças em meio período, sendo que os pais poderão matricular seus filhos em período integral desde que comprovem que estão trabalhando.

O secretário diz que essa reorganização está sendo feita para garantir a coexistência de dois direitos fundamentais das crianças: o acesso à educação e o direito à convivência familiar. “Todos os pais poderão inscrever seus filhos para as vagas em turno integral, mas a prioridade para utilização dessas vagas de dia todo será dada às crianças cujos pais ou responsáveis comprovem jornada de trabalho superior a trinta horas semanais”, explica Henrique.

Ainda de acordo com o secretário, hoje não existe uma estimativa de quantas crianças ficam nos Cmeis durante o dia todo enquanto seu pai, mãe ou responsável fica em casa. “Teremos esse diagnóstico após o recadastramento que faremos no mês de setembro”, comentou.

Hoje, o atendimento a criança de zero a cinco anos na rede municipal de ensino é dividido de duas formas: as creches atendem as crianças de zero a três anos e a pré-escola os alunos de quatro e cinco. Neste último caso, por conta da universalização da educação infantil, desde o ano passado passou a ser obrigatório que os pequenos de quatro e cinco estejam estudando. Em Araucária, as aulas para a pré-escola são oferecidas em turnos de quatro horas.

Já no caso das crianças de zero a três anos, que compreendem aqueles pequenos que ficam no berçário, maternal I e II, até hoje o Cmei era oferecido somente em turno integral. Com a nova instrução, a oferta passa a ser da vaga para meio período, com as crianças podendo ficar o dia todo na creche só se os pais estiverem trabalhando.

 

Texto: Waldiclei Barboza

Compartilhar
PUBLICIDADE