Com mão única na São Vicente, rotatória no cruzamento com a Manoel Ribas sairá de cena

Rótatória perde o sentido com São Vicente tendo apenas um sentido
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Com mão única na São Vicente, rotatória no cruzamento com a Manoel Ribas sairá de cena
Rótatória perde o sentido com São Vicente tendo apenas um sentido

Inaugurada em maio de 2011 para facilitar dar vazão ao tráfego no cruzamento das ruas São Vicente de Paulo com Manoel Ribas, a rotatória instalada ali está com os dias contados. Ela será retirada pela Prefeitura agora no mês de maio.

A retirada da rotatória será necessária em razão da adoção do sentido único em toda a extensão das ruas Pedro Druszcz e São Vicente de Paulo, que passará a ter sentido Havan/HMA a partir do dia 10 de maio, dentro do projeto de reformulação das vias centrais da cidade que está sendo executada pela Secretaria Municipal de Urbanismo (SMUR) e que se iniciou ainda em fevereiro com o retorno do binário da Avenida Archelau de Almeida Torres e rua Miguel Bertolino Pizzato.

O destino da rotatória, aliás, era uma das dúvidas de muitos motoristas de Araucária desde que foi anunciado que a São Vicente de Paulo passaria a ter sentido único. Isto porque, não há razão de manter aquela rótula no cruzamento com a avenida Manoel Ribas, tendo em vista que o trânsito no local não terá mais quatro destinos.

Com mão única na São Vicente, rotatória no cruzamento com a Manoel Ribas sairá de cena
Como opção para retornar ao centro da cidade, Prefeitura está abrindo uma nova no cantinho da Praça do Seminário

Conforme informações da SMUR, a ideia é adotar o sentido único em toda a extensão da Pedro Druszcz/São Vicente de Paulo a partir do dia 10 de maio, sendo que só quando isto estiver efetivado é que se iniciarão as obras para retirada da rotatória. “Só vamos iniciar a retirada da rotatória após o dia 10 de maio justamente para não prejudicar o fluxo de veículos na São Vicente antes da adoção da mão única na via”, explicou o secretário de Urbanismo, Reginaldo Luiz dos Santos Cordeiro.

Com a retirada da rotatória, o cruzamento da São Vicente com a Manoel Ribas ganhará um semáforo para ordenar o trânsito. Como aquela é uma esquina larga, a Prefeitura também criará a tal da “direita livre” para quem estiver na São Vicente e quiser descer para a região Sul da cidade pela Manoel Ribas. A mesma opção terá quem estiver na Manoel Ribas (sentido bairro/centro) e quiser acessar a São Vicente.

Várias mudanças

Ainda conforme Reginaldo, a Prefeitura está trabalhando numa série de adequações e melhorias no entorno da São Vicente justamente para melhorar o tráfego na região. Uma delas, inclusive, é a construção de uma nova rua no canto da Praça do Seminário, pela qual os motoristas que estiverem na São Vicente poderão retornar ao centro da cidade acessando a avenida Victor do Amaral, quase em frente ao Raksa Materiais de Construção.

Além disso, a marginal da Rodovia do Xisto, que hoje tem sentido Araucária/Curitiba, também está tendo seu sentido alterado para possibilitar que os motoristas possam retornar ao centro da cidade. Com isso, quem estiver na São Vicente poderá vir pela marginal, passando em frente à Rádio Iguaçu, por debaixo do viaduto de entrada e acessar a Victor do Amaral pela rua que fica ao lado da sede dos agentes de trânsito.

Alfredo Parodi

Com a adoção da mão única na Pedro Druszcz/ São Vicente, que passará a ser um binário com a Victor do Amaral, também será invertido o sentido do tráfego em toda a extensão da Alfredo Parodi, que é a via dos fundos do prédio da Prefeitura. Hoje, a Alfredo tem sentido centro-saída da cidade e passará a ter mão única saída da cidade-centro. “Estamos fazendo todas as obras de infraestrutura nas vias que serão alcançadas por essas mudanças, bem como adequando a sinalização horizontal e vertical, vamos divulgar ainda por meio de nossa Secretaria de Comunicação, agentes de trânsito, monitores do Estacionamento Rotativo e boletins informativos encaminhados às escolas, tudo para que o cidadão fique bem informado a respeito de todas as alterações”, finalizou Reginaldo.

Texto: Waldiclei Barboza / fotos: Marcos Charneski

Compartilhar
PUBLICIDADE