Comando de partidos vão sendo definidos

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Faltando menos de quinze dias para que os inte­ressados em disputar as eleições municipais de 2016 se acomodem em algum partido, é grande a movimentação dos políticos locais na tentativa de conseguir o comando de alguma sigla ou mesmo negociar as condições para se filiar a essa ou aquela agremiação política.

Esta semana mesmo alguns martelos foram batidos e consolidaram as casas pelas quais figuras importantes no quadro político municipal pretendem disputar ou influenciar as eleições do ano que vem. O ex-prefeito Rizio Wacho­wicz, por exemplo, trocou o PSB pelo DEM. A ida dele para o partido do vereador Vanderlei Cabeleireiro aconteceu depois que a direção estadual do PSB confirmou mesmo que a legenda deve se alinhar politicamente ao prefeito Olizandro José Ferreira (PMDB). Inclusive, na próxima semana, está prevista a realização de um encontro em Araucária em que o deputado federal Luciano Ducci e o presidente estadual da legenda, Severino Cavalcanti anunciarão essa aliança com Olizandro, sendo que o PSB local deverá ser conduzido mesmo pelo trio Fábio Alceu Fernandes (secretário de Obras), Ronaldo Martins (secretário de Governo), Ivo Schiminski (irmão do prefeito).

Outro que já encontrou uma nova casa é o advogado Gustavo Botogoski, que foi candidato à vice de Hissam Dehaini (PPS) nas eleições de 2012. Gustavo se filiou ao PTB, que em Arau­cária é presidido por Jaime Brum e tem em seus quadros o ex-vereador Irineu Cantador, que já se declarou pré-candidato a prefeito. Gustavo, porém, tem o mesmo objetivo.

O presidente da Câmara, Wilson Roberto David Mota, por sua vez, foi outro que trocou de partido. Deixou o PROS e assumirá o comando de um dos mais importantes partidos brasileiros atualmente, o PSD. Apesar da troca, Betão não corre o risco de perder seu mandato por infidelidade partidária. Isso porque, lá em 2012, ele foi eleito justamente pelo PSD. Ou seja, o edil está voltando para o seu partido de origem.

O PROS não ficou sem comando por muito tempo e mal tinha saído das mãos de Betão e já foi para as do vereador Clodoaldo Pinto Junior. A negociação passou pelas mãos do deputado federal Toninho da Fazenda, que atualmente está filiado ao PT, mas que agora detém o mando político do PROS no Estado. Clodoaldo, ao que se sabe, ainda não decidiu se troca o PT pelo PROS. A razão é a possibilidade de perda de seu mandato de vereador. Ele só deve fazer o tro­ca-troca se a presidente Dilma Rousseff sancionar antes do final do mês a chamada mini-reforma política, que cria uma espécie de janela de transferência em que os políticos podem trocar de partido sem o risco de perder o mandato. Se esta lei não entrar em vigor a tempo, o PROS será tocado por aliados de Clodoaldo.

Outro personagem local que mudou de partido foi o empresário Eliceu Palmonari. Há alguns meses ele se filiou ao DEM e deixou claro que pretendia disputar o cargo de prefeito em 2016. Nas últimas semanas, no entanto, ele foi visto numa rede social flertando com outras legendas e, segundo o vereador Vanderlei, que preside o DEM em Araucária, esta semana, Palmonari lhe mandou um áudio pelo aplicativo whatsapp dizendo, sem maiores explicações, que iria para outra sigla.

Texto: Waldiclei Barboza

Compartilhar
PUBLICIDADE