Home / Notícias / Política / Comusar fará reunião para discutir cortes na Secretaria de Saúde

Comusar fará reunião para discutir cortes na Secretaria de Saúde


O Conselho Municipal de Saúde (Comusar) convocou para esta quinta-feira, 14 de julho, uma reunião extraordinária com seus conselheiros para discutir uma portaria publicada recentemente pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e que limita uma série de despesas da pasta, o que afeta diretamente os usuários dos centros de saúde da cidade. Conforme a Prefeitura, o arrocho foi necessário em razão das dificuldades financeiras pelas quais passa o Município.
O encontro acontece na sede do Comusar, a partir das 18h, e é aberta à presença da comunidade. Conforme o presidente do Conselho, Jair Francisco Lopes, a reunião será realizada em caráter extraordinário e para ela foram convidados representantes da própria Secretaria de Saúde e também do Ministério Público local.
A portaria que tem gerado bastante repercussão pela cidade foi publicada pela SMSA no dia 29 de junho e estabelece, entre outras coisas, a proibição de realização de horas-extras em todas as unidades básicas e demais serviços mantidos pela pasta. Só escapou da proibição o setor de Vigilância Epidemiológica, que é responsável pela manutenção de vacinas e registros de casos de doenças cuja notificação é obri­gatória.
Sem terceirizados
O ato também prevê que as unidades básicas de saúde não poderão mais utilizar os médicos que prestam serviço ao Município por meio de um contrato de horas médicas com uma empresa terceirizada. Essa medida passa a valer a partir do dia 29 de julho e, por enquanto, é a que mais está gerando desgaste junto aos usuários. Esta semana, por exemplo, houve protesto na unidade de saúde do Industrial, já que dos seis médicos clínico geral que lá atendem apenas dois são concursados.
Outra mudança prevista na portaria é com relação ao horário de atendimento de alguns postos de saúde. Vários deles tiveram o expediente de atendimento ao público diminuído em razão do corte de horas-extras, o que resulta na necessidade de readequação interna dos profissionais lotados nestas unidades. Na tabela ao lado você confere em quais pontos houve alteração.
Serviço
Para quem está interessado em participar da reunião de hoje, mas ainda não sabe onde fica a sede do Comusar. Aí vai o endereço: rua Pedro Druszcz, anexo ao Pronto Atendimento Infantil (PAI), quase em frente as lojas Havan.

tabela
Texto: Waldiclei Barboza

Sobre Waldiclei Barboza

Waldiclei Barboza
Waldiclei Barboza é jornalista da editoria de Política de O Popular do Paraná desde 2005. Sempre às quintas-feiras, publica neste espaço e na edição impressa de O Popular uma Coluna sobre o dia a dia da política local.

2 comments

  1. Sem horas-extras.

  2. Comusar não fugindo a sua responsabilidade como instância de controle social, apesar de todas as dificuldades que se apresentam, é nos conselhos de políticas públicas que a sociedade pode fazer a diferença na condução de seus direitos…

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*