Conselheiros tutelares tomam posse

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Conselheiros 2
Eleitos em outubro do ano passado, tomaram posse no domingo, 10 de janeiro, os novos conselheiros tutelares de Araucária. A solenidade de posse aconteceu no anfiteatro da Prefeitura e contou com a presença de diversas autoridades municipais, além de amigos e familiares dos eleitos.

Os cinco conselheiros empossados foram Cristiane de Oliveira, Adriane Gawlak, Franciele Menegatti, Fabíola Karas e Vanderlei Chefer. Este último foi o sexto colocado nas eleições, mas como a candidata Michele Neri Peplinski teve a posse vetada por uma ação civil pública, Vanderlei ficou com a vaga. No entanto, como Michele ainda está recorrendo da decisão que impediu sua posse, caso consiga mudar sua condição, ela volta pro Conselho e Vanderlei sai.

Durante a solenidade de posse, os presentes enfatizaram a importância do cargo de conselheiro. O promotor de justiça David Kerber Aguiar, por exemplo, ressaltou que o Conselho Tutelar é o órgão mais importante na defesa dos direitos da criança e do adolescente. “O Conselho Tutelar é o único órgão cuja atribuição é específica na defesa dos direitos da criança e do adolescente. É ele a porta de entrada para garantia desses direitos”, ponderou.

Por sua vez, a secretária de Assistência Social, Ivana Chemelo Opis, lembrou das dificuldades que os conselheiros irão enfrentar em seu dia a dia e afirmou que a Secretaria de Assistência Social estará sempre à disposição do Conselho.

Representando o Poder Legislativo, o vereador Alex Nogueira (PSDB), lembrou aos eleitos que o trabalho efetivo mesmo começa agora e que nesta nova etapa os conselheiros terão que estar diariamente junto à população.

Também presente à solenidade, o prefeito Olizandro José Ferreira (PMDB), destacou que a tarefa de conselheiro é um desafio diário, ainda mais em tempos de crise, como a que passa Araucária e todo o país. “Em tempos de crise, os menos favorecidos são sempre mais prejudicados e, neste contexto, as crianças em situação de vulnerabilidade social sofrem mais e precisarão ser atendidas pelo Conselho e tenho certeza que os conselheiros estarão preparados para dar este retorno”, disse.

A conselheira Fabíola Karas falou em nome dos empossados. Numa fala rápida, reforçou que o trabalho do conselheiro não é fácil e que os atendimentos podem ter hora para começar, mas não para terminar. “Agradeço a todos que nos apoiam, principalmente as nossas famílias, pois muitas vezes os deixamos de lado para lutar pelos direitos das crianças e adolescentes de Araucária”, finalizou.

FOTO: MARCO CHARNESKI

Compartilhar
PUBLICIDADE