Encontro na Câmara discutiu extinção do órgão

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Uma reunião realizada na última sexta-feira, 25 de agosto, no plenário da Câmara discutiu o projeto de lei em tramitação na Casa autorizando a Prefeitura a extinguir a Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC). O encontro foi promovido pelos vereadores Tatiana Nogueira (PSDB) e Leandro de Academia (PPS).

Embora o tema do encontro fosse a discussão do projeto de lei que prevê a extinção da companhia, os vereadores divulgaram o evento como uma oportunidade para que os presentes também debatessem o transporte coletivo municipal como um todo. Apesar da ampliação da pauta, as cadeiras do plenário acabaram sendo ocupadas quase em sua totalidade por empregados da Companhia, bem como familiares e amigos.
Tatiana e Leandro também convidaram os diretores da CMTC e secretários municipais, além dos demais vereadores e o prefeito Hissam Hussein Dehaini (PPS). Estes, no entanto, optaram por não comparecer.

Com o plenário quase que todo ocupado por pessoas diretamente ligadas aos empregados da companhia, o tom da reunião foi de crítica ao projeto que extingue a CMTC. Vários funcionários da empresa chegaram a utilizar a tribuna da Casa para criticar e questionar dados e a justificativa para extinção da Companhia. Eles também criticaram programas como o passe-livre estudantil e a domingueira, afirmando que eles estão sendo implantados sem um estudo de impacto adequado, o que pode sobrecarregar o sistema.

Da mesma forma, questionaram o modo como foi feita a interrupção da linha Tupy-Pinheirinho e disseram que isso pode gerar um passivo para o Município, já que há uma demanda judicial sendo travada entre a Companhia e a empresa que explorava o itinerário. Houve ainda tempo para criticar o modo como a imprensa cobre a decisão do Executivo de encerrar as atividades da CMTC.

Moradores

Apesar de quase a totalidade do tempo da reunião ter sido ocupada com falas dos empregados da companhia, houve tempo para que alguns moradores da região do Campina da Barra utilizassem o microfone para criticar o fim da linha Tupy-Pinheirinho e pedir o seu retorno.

CPI

Outro assunto bastante batido na oportunidade foi a instauração de uma Comissão de Inquérito (CI), uma espécie de CPI, na Câmara de Vereadores para investigar contratos e outros assuntos relacionados à CMTC. A ideia já tinha sido proposta também na semana passada durante uma sessão plenária da Casa.

Deliberações

Ao final das discussões, os vereadores que promoveram a reunião decidiram tirar como encaminhamentos a proposta que já existia da realização da CPI e a que a Prefeitura, ao invés de extinguir a CMTC, faça sua fusão com a Cohab e com o Departamento de Trânsito do Município.

 

Texto: Waldiclei Barboza

Compartilhar
PUBLICIDADE