Escola Werka segue com sexto ano em 2016

Pais e professores não querem que escola deixe de oferecer as séries finais do Ensino Fundamental
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Pais e professores não querem que escola deixe de oferecer as séries finais do Ensino Fundamental
Pais e professores não querem que escola deixe de oferecer as séries finais do Ensino Fundamental

Os últimos dias foram de apreensão para pais e alunos da Escola Municipal Irmã Elizabeth Werka, no Centro. Isto porque a Secre­taria Municipal de Educação (SMED) e a Secretaria de Estado da Educação (SEED) haviam avançado nas conversas para que o Governo do Estado volte a se responsabilizar pelas séries finais do Ensino Fundamental, que compreende a 6ª, 7ª, 8ª e 9ª série.

Pelas negociações entre SMED e SEED, a partir de 2016, seriam abertas turmas do sexto ano no Colégio Estadual Professor Júlio Szymanski, também no Centro. Atualmente, o local só oferece o Ensino Médio. Com isso, os alunos que estão concluindo o quinto ano no Werka se­riam matriculados no Szymanski. A possibilidade de mudança não agradou aos pais, nem professores da escola municipal, que começaram a movimentar a comunidade escolar para impedir que o sexto ano deixasse de ser oferecido no local.

Uma das insatisfeitas é a senhora Josiane Glas, que tem uma filha de dez anos estudando na quinta séria no Werka. Ela seria uma das famílias diretamente afetadas pela mudança. “Não queremos que o Werka dei­xe de oferecer do 6º ao 9º ano. Minha filha sempre estudou no Werka e quero que ela termine o Ensino Fundamental lá e esse é o sentimento de todos os pais de alunos”, comentou.

Por enquanto, nada muda

Sobre o assunto, a Secreta­ria de Educação informou que – de fato – havia a expectativa de que já a partir do ano que vem o Werka deixasse de atender os alunos do sexto ano, mantendo apenas as turmas do 7º ao 9º ano. Porém, por razões estru­turais, essa mudança foi adiada e, pelo menos em 2016, a Escola seguirá oferecendo a 6ª série. Porém, conforme a secretária de Educação, Janete Schiontek, a tendência é que a mudança seja efetivada em 2017.

Janete explica que, em todo o Estado há um consenso de que o Município é responsável pela manutenção das séries iniciais do Ensino Fundamental e o Estado pelas séries finais. Em Araucária, porém, ao longo de duas décadas, a Prefeitura acabou mantendo praticamente todas as escolas do 1º ao 9º ano. O que acontece é que, hoje, esse quadro é insustentável financeiramente. Ainda mais em razão das mudanças na legislação brasileira, que estipula que a partir do ano de 2016 as crianças comecem a frequentar a escola aos quatro anos. “Por conta disso intensificamos as conversas com o Estado. No ano passado eles já assumiram duas escolas e, no ano que vem, eles passariam a oferecer as séries finais no Szymanski, aten­dendo a demanda de alunos da região central. No entanto, não houve tempo de adequarmos a estrutura do Werka para receber os alunos de quatro anos, que são menorzinhos”, explicou. A secretária ainda enfatizou que, em nenhum momento se falou em estadualizar o Werka: “A Escola Werka continua e sempre continuará a ser mantida pela Prefeitura, mas gradativamente ela passará a atender os alunos somente até o quinto ano”.

Reunião

Na quarta-feira, 23 de setembro, houve uma reunião no Werka para explicar o assunto. Na oportunidade, a direção da escola informou aos pais sobre a decisão da SMED de não promover nenhuma mudança na instituição em 2016. “Só que não queremos que o Werka deixe de oferecer do 6º ao 9º ano nunca. Então estamos fazendo um abaixo assinado, vamos procurar os vereadores e pressionar para que o Werka nunca mude”, disse Josiane.

Texto: Waldiclei Barboza / FOTO: EVERSON SANTOS

Compartilhar
PUBLICIDADE