Home / Notícias / Política / Estado assumirá 2 escolas municipais à partir de 2015

Estado assumirá 2 escolas municipais à partir de 2015


O David Carneiro é uma das escolas que passará para o Estado...

O David Carneiro é uma das escolas que passará para o Estado…

 

...a outra é a Fonte Nova. Mudanças ocorrerão no ano que vem

…a outra é a Fonte Nova. Mudanças ocorrerão no ano que vem

Depois de muita conversa, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) finalmente vai começar a devolver ao Governo do Estado a responsabilidade pela manutenção das chamadas séries finais do Ensino Fundamental, que hoje compreende do 6º ao 9º ano. Esse fardo financeiro vem sendo carregado pelo Município desde 1991 e a expectativa agora é que, de forma gradativa, a Secretaria de Estado da Educação (SEED) passe a assumir essa etapa da vida escolar dos araucarienses, como já faz em quase a totalidade das cidades do Paraná. Desta forma, o Município pode concentrar seus recursos no custeio das chamadas séries iniciais (1º ao 5º ano) e também na Educação Infantil.

A boa nova foi anunciada esta semana pela SMED e deve contemplar, num primeiro momento, as escolas Fonte Nova e David Carneiro, que ficam na região do Iguaçu e do Costeira, respectivamente. A mudança, vale destacar, só passa a valer à partir de 2015. Ao todo, 1.500 alunos do 6º ao 9º ano deixarão de estudar em escolas municipais e passarão para instituições estaduais, sem que haja nenhum prejuízo acadêmico para eles. Do mesmo modo, professores e funcionários administrativos dessas duas unidades não perderão o emprego ou algo assim. A única coisa que muda é que esses profissionais passarão a prestar serviços em outras escolas municipais.

De acordo com a assessoria de comunicação social da Prefeitura, a Secretaria de Educação já se reuniu com os diretores das duas escolas que passarão a ser administradas pela SEED em 2015. Hoje, 12 de setembro, um encontro com servidores desses locais para esclarecer eventuais dúvidas e na semana que vem haverá reuniões com as comunidades escolares para explicar como será essa reestruturação.

Com as mudanças, a partir do ano que vem às escolas David Carneiro (que passará a se chamar somente Colégio Estadual Maria das Graças) e Fonte Nova passarão a oferecer apenas o ensino de 6ª a 9ª série e, uma novidade, também terão turmas de Ensino Médio, inclusive com turmas pela manhã e à tarde.

Por sua vez, aqueles alunos do 1º ao 5º ano serão remanejados para outras escolas municipais de seus bairros. Os que hoje estudam no Fonte Nova passarão a estudar nas escolas Silda Sally Wille Ehlke e Elírio Alves Pinto. Já os que atualmente estão matriculados no David Carneiro serão transferidos para a Escola Sebastião Tavares da Silva (Planalto), que contará apenas com ensino para as séries iniciais. Com isso, os 6ª a 9ª da Escola Planalto também terão aulas no prédio do David Carneiro.

Leopoldo Jacomel

As mudanças também alcançarão os alunos de 6º ao 9º ano da Escola Municipal João Leopoldo Jacomel, no Gralha Azul. Isso porque a unidade é outra que oferecerá apenas a Educação de 1ª a 5ª. Desse modo, esses estudantes serão absorvidos pela Escola Municipal Nadir Nepomuceno Alves Pinto e pelo Colégio Maria das Graças.
Finanças

As alterações, além de corrigirem um erro histórico, que foi ter assumido a responsabilidade pelas séries finais do Ensino Fundamental, ainda representarão economia para os cofres municipais. Isso porque os 38 professores que hoje atuam nas escolas David Carneiro e Fonte Nova trabalharão em outras unidades municipais. Isso fará com que a Prefeitura economize com o pagamento de horas extras e de docentes substitutos. O mesmo vale para os funcionários administrativos dessas instituições.

Sobre Redação

Redação

6 comments

  1. Isso só vai atrapalhar a vida nossa. Deveriam pensar no vínculo que os alunos tem com a escola e professores. Acho isso uma sacanagem isso.

    • Absurdo esta jogada política pra dizer que o governo fez alguma coisa em Araucária. Ano de eleição e querem ganhar votos as custa dos alunos das escolas. O sr Beto que construa escola e o Olizandro que cumpra com as suas promessas de garantir a educação do povo e não entrega escola pro estado. Estes dois nunca mais terão meus votos nem da minha familia.

    • O estado não dá conta das escola que tem e vai assumir mais duas. Que absurdo. Meu filho não quer ir pra escola mais. Olizandro, repense ou votar em vc nunca mais!

    • Tirei meu filho da escola do estado porque é uma bagunça, não tem professsor e a sala é cheia e agora fazem isso? Acabaram com a educação em Araucária! O que mais o prefeito vai fazer pra afundar a cidade?

  2. A minha comunidade esta indignada com este prefeito, vamos lembrar disso na próxima eleição. Prefeitura que fecha escola não deveria existir. O pior é manipular o povo dizendo que isso é bom. Tão bom quanto encher a prefeitura de CC. Que vergonha, desta gestão!

  3. Na minha opinião o estado assumir as escolas do município so beneficia as escolas particulares. Talvez seja essa a ideia, prejudicando severamente as crianças. Principalmente as mais pobres.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*