“Fugidinha” pro litoral leva filha de Rui para a cadeia

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
“Fugidinha” pro litoral leva filha de Rui para a cadeia
Check-in no Insta serviu como prova de que ela realmente saiu da cidade

 

O juiz Sergio Bernardinetti decretou no final da tarde desta terça-feira, 23 de maio, a prisão preventiva de Fernanda Buffon Alves de Souza, filha do ex-prefeito Rui Sérgio Alves de Souza (PTC). A ordem do magistrado foi cumprida no meio da tarde de ontem (24) por agentes do GAECO.

A preventiva de Fernanda foi decretada porque ela descumpriu uma das medidas cautelares determinadas pela Vara Criminal de Araucária quando ela se tornou ré numa das ações decorrentes da operação Fim de Feira que levou seu pai à prisão no final do ano passado.

Nessa ação, além de Fernanda também são réus seu companheiro, Huill Scheiffer de Faria, e o próprio ex-chefe do Executivo municipal. O trio, conforme sustenta o Ministério Público de Araucária, teriam praticados os crimes de peculato e concussão por mais de uma vez. Isso porque eles teriam se aproveitado da condição de prefeito exercida por Rui para lesar o erário.

Conforme apurado por nossa reportagem, inicialmente o magistrado teria concedido a Fernanda e Huill o direito de responder ao processo em liberdade. No entanto, fixou algumas medidas cautelares, como a proibição de se ausentar da cidade de Araucária sem prévia autorização do Juízo.
Fernanda, no entanto, não só descumpriu essa medida, como ainda postou fotos de sua escapadinha ao litoral paranaense numa rede social. Nela, a filha do ex-prefeito aparece segurando uma garrafa do que parece ser uma cerveja e escreve “De boas”. Na descrição da imagem, consta que ela foi feita em Caiobá.

A imagem chegou ao conhecimento do Ministério Público de Araucária, que solicitou ao magistrado que decretasse sua preventiva. Na decisão, o juiz Sérgio Bernardinetti escreve que a ré debocha da Justiça ao fazer tal postagem. “Lamentavelmente, como se pode ver pela documentação trazida pelo Ministério Público, não apenas a ré descumpriu por completo a determinação, deslocando-se até o litoral paranaense – comarca diversa –, como o fez deixando claro seu mais completo deboche e desrespeito para com as determinações que lhe foram impostas, ao fazer questão de divulgar os fatos em redes sociais, frisando estar “de buenas”, na companhia de seus familiares e amigos, apostando na impunidade”, pondera.

Tão logo a prisão foi cumprida, Fernanda foi levada à Delegacia de Araucária. Ela passou à noite ali e hoje deve ser transferida ao sistema prisional.

Acusações

Para embasar a ação penal respondida por Fernanda, seu pai e seu companheiro, o MP utilizou mensagens extraídas do próprio celular de Rui, apreendido quando ele foi preso no final do ano passado. Nos autos, os promotores apresentam mensagens trocadas entre Rui e a filha em que ela pede que o pai nomeie Huill para um cargo em comissão na Prefeitura. Fernanda ainda argumenta que o CC precisa ser o “melhor possível” e pede para que o prefeito não “economizasse” na simbologia da função, pois ela e o namorado precisavam colocar as contas em dia.

Conforme pedido pela filha, Rui nomeou Huill, num cargo de CC-1, cujo salário beirava os R$ 10 mil. O MP afirma, no entanto, que Huill não cumpriu as funções para o qual foi nomeado e sequer dava expediente na Secretaria de Obras, onde estava lotado.

Ainda conforme o MP, em outra oportunidade, Fernanda ainda pediu que o pai nomeasse uma amiga sua, de nome Elaine Fernanda Hefler de Melo, para um cargo de CC-1 na Prefeitura, sendo que esta teria que repassar para a filha do prefeito 70% do valor recebido.

 

Texto: Waldiclei Barboza

Compartilhar
PUBLICIDADE