Home / Notícias / Política / Hissam lidera pesquisa de intenção de voto para prefeito em 2020

Hissam lidera pesquisa de intenção de voto para prefeito em 2020


 

Faltando pouco mais de um ano para início da campanha eleitoral que definirá quem comandará o Município de Araucária entre 2021 e 2024, o atual prefeito Hissam Hussein Dehaini (PPS) aparece como o favorito para vencer a disputa que acontecerá no primeiro domingo de outubro de 2020.

É o que mostra uma pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto Data Sonda a pedido de O Popular. O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 6 de abril e ouviu mil eleitores, tanto na área rural quanto urbana de Araucária, nos quatro cantos da cidade.

Como ainda falta um razoável tempo para início do próximo pleito, sem que nenhum partido ou mesmo pessoa tenha confirmado a intenção de disputar as eleições majoritárias do ano que vem, a escolha dos nomes que integraram a pesquisa estimulada foi feita pelo O Popular. No entanto, previamente ao questionamento estimulado, foi pedido aos entrevistados que eles respondessem de maneira espontânea em quem eles votariam para prefeito se a eleição fosse hoje.

De modo a não influenciar a resposta dos entrevistados, a pesquisa espontânea foi realizada antes da estimulada, sendo que onze nomes foram citados. O nome com maior incidência foi o do atual prefeito. Se a eleição fosse hoje, ele teria 40% dos votos. Em segundo aparece o ex-prefeito Albanor José Ferreira Gomes (Podemos), com 6%. O ex-vereador Leandro da Academia (PV) aparece com 1,3%. O ex-prefeito Rizio Wachowicz (DEM) tem 0,9%. Já o ex-vereador Clodoaldo Nepomuceno Pinto Junior (PROS) tem 0,4%. A ex-deputada Rosane Ferreira (PV) aparece com 0,4%. Os vereadores Fabio Alceu (PSB) e Celso Nicácio (PSL) têm 0,3% cada. O ex-prefeito Olizandro José Ferreira (MDB), e os vereadores Aparecido da Reciclagem (PDT) e Xandão (PSL) têm 0,2% cada. Já os que disseram que vão votar em branco ou nulo somam 3,1%. E aqueles que disseram não saber ainda em quem vão votar ou não quiseram responder somam 46,5%.

Estimulada

Já na pesquisa estimulada, em que é apresentado um disco com o nome dos candidatos para que os eleitores escolham em qual votariam, foram colocados quatro nomes: o do atual prefeito Hissam, do ex-prefeito Zezé, da ex-deputada Rosane e do atual vereador Fábio Alceu. A escolha destes candidatos se deu por iniciativa única e exclusiva de O Popular, sendo que nenhum dos quatro já manifestou interesse ou não em disputar com certeza as eleições de 2020.

Resultados

A pergunta feita pelo Data Sonda foi a seguinte: “se a eleição para prefeito fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria? O primeiro colocado neste cenário foi o atual prefeito Hissam, com 57,7% dos votos. Em segundo aparece Zezé com 13,2%. Em terceiro Rosane com 4,5% e, em quarto, Fábio Alceu com 3%. Os que disseram votar em branco ou nulo somam 10,9%. Já os que não souberam ou não quiseram responder totalizaram 10,7%.

O intervalo de confiança da pesquisa é de 90% e a margem de erro é de 2,6% para mais ou para menos.

Texto: Waldiclei Barboza

Publicado na edição 1158 – 11/04/2019

Sobre Redação

Redação

2 comments

  1. Eu voto em qualquer um dos 3 menos no zeze.inclusive que absurdo ainda um cara desse querer voltar,um prefeitto que fez tanto aabsurdo em araucaria e araucaria esta assim por causa do grupo dele.O toma la da ca começou com ele la em 2001.

  2. Voto no Hissam fácil!

    Dá pra ter mandato de prefeito vitalício?

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*