Home / Notícias / Política / Maioria da população também é contra aumento no número de vereadores

Maioria da população também é contra aumento no número de vereadores


 

Realizada entre os dias 2 e 6 de abril, a pesquisa encomendada pelo O Popular ao Instituto Data Sonda também perguntou aos entrevistados se eles eram favoráveis ou contra ao aumento no número de vagas para vereadores na Câmara de Araucária: 83,6% disse ser contra.

Hoje, a cidade tem onze vagas no parlamento municipal, mas – por lei – poderia ter até 19. Esse aumento, porém, precisaria ser feito por meio de um projeto de emenda à Lei Orgânica do Município (Loma), cuja proposição precisa ser assinada por, no mínimo, 4 vereadores. Reunidas as assinaturas, o texto passaria a tramitar pelo Legislativo, sendo que a aprovação final dependeria do voto favorável de 2/3 do parlamento, ou seja 8 edis.

Na pesquisa feita pelo Data Sonda, apenas 2,5% disseram concordar completamente com o aumento no número de cadeiras para 19. Outros 9,1% responderam que concordam parcialmente, ou seja, até pensam que é possível aumentar a quantidade de vereadores, mas não para o teto. Já os que não souberam ou não quiseram responder totalizaram 4,8%.

A pesquisa ouviu 1.000 pessoas, respeitando a estratificação do eleitorado araucariense disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que permite garantir que o levantamento tem intervalo de confiança de 90% e margem de erro de 2,6% para mais ou para menos.

 

Texto: Waldiclei Barboza

Publicado na edição 1159 – 18/04/2019

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*