Medicamentos da Farmácia Popular já estão sendo distribuídos nos postinhos de saúde | O Popular do Paraná
Home / Notícias / Política / Medicamentos da Farmácia Popular já estão sendo distribuídos nos postinhos de saúde

Medicamentos da Farmácia Popular já estão sendo distribuídos nos postinhos de saúde

Usuários das unidades básicas podem buscar mais informações diretamente nas farmácias dos postos de saúde

 

O fornecimento dos medicamentos que até pouco tempo atrás comercializados pela unidade própria do Programa Farmácia Popular já estão sendo disponibilizados pela Prefeitura nas unidades básicas de saúde da cidade. Havia certo temor que, por conta do fechamento da unidade instalada no Cavalo Baio, os pacientes que compravam os remédios ali ficassem desassistidos. Não é isso, porém, o que está acontecendo.

Conforme informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social (SMCS), a estrutura física da Farmácia Popular funcionava em Araucária por meio de um convênio com o Ministério da Saúde, que recentemente informou que o programa seria descontinuado. Em razão disso, o prefeito Hissam Hussein Dehaini (PP) teria solicitado à Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) que disponibilizasse os medicamentos que eram vendidos com desconto de forma gratuita nas unidades básicas. Isso foi possível de ser feito com 106 dos 108 itens do catálogo, sendo que esses dois que não serão dispensados na faixa seguem podendo ser comprados com descontos em qualquer uma das quatorze farmácias privadas de Araucária identificadas com o selo Aqui Tem Farmácia Popular.

Uma das araucarienses que se deu bem com o novo modelo adotado foi a dona de casa Marilda de Fátima Batista Laurentina, de 56 anos. Ela já pegava quatro medicamentos de uso contínuo na unidade de saúde do Shangrilá e comprava dois na antiga Farmácia Popular. Agora poderá pegar todos os seis no postinho, sem gastar nenhum centavo. “Se eu fosse pagar por todos os medicamentos que ganho iria gastar uns R$200,00 por mês, ia fazer falta esse dinheiro na casa. Ajuda bastante”, relata a moradora do Fonte Nova.

Como pegar o medicamento

Para obter os medicamentos nas unidades básicas é necessário apresentar a receita médica dentro do prazo de validade – até 6 meses (pode inclusive ser prescrita por um médico/dentista da rede privada), com um documento de identificação pessoal e cartão do SUS. Também é necessário estar com o cadastro atualizado na unidade de saúde de referência (quem não tiver o cadastro pode fazer mediante apresentação de documento pessoal com foto, comprovante de residência e CPF em caso de maiores de 12 anos; certidão de nascimento, para menores). Mais informações podem ser obtidas com o farmacêutico do seu posto de saúde. Para retirar os medicamentos na rede Aqui Tem Farmácia Popular basta apresentar a receita e um documento pessoal com foto.

Em nosso site

No site de O Popular, é possível ter acesso a lista comparativa dos medicamentos que são disponibilizados na rede municipal de medicamentos (REMUME), quais eram vendidos na unidade do Cavalo Baio da Farmácia Popular e quais são encontrados nas farmácias privadas conveniadas pelo Programa Aqui Tem Farmácia Popular.

Texto: Waldiclei Barboza / Foto: Carlos Poly / smcs

Sobre Redação

Redação

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado. Os campos requiridos são marcados com *

*