Mutirão da Saúde chega ao Costeira na semana que vem

Foto: divulgação
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Mutirão da Saúde chega ao Costeira na semana que vem
Foto: divulgação

 

Os usuários da unidade básica de saúde do Costeira receberão na próxima semana a primeira edição do projeto Gestão Itinerante da Saúde (GIS), uma nova proposta da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) para aproximar os pacientes, principalmente aqueles que estão aguardando algum procedimento, da direção da pasta.

No Costeira, a ação acontecerá entre os dias 28 de janeiro e 2 de fevereiro. Neste período, vários departamentos da SMSA estarão no local para – junto com a equipe que atua diretamente na unidade e também os usuários – verificar o que não está “bacana” no dia a dia do Centro e o que pode ser feito para melhorar o fluxo de procedimentos e coisas do gênero.

Ainda conforme a direção da Secretaria de Saúde, ao longo da semana os usuários também terão a oportunidade de levar suas demandas específicas à direção da pasta, como demora em conseguir um exame, consulta ou cirurgia e assim por diante. Também como parte da programação, na quarta-feira (30), às 13h30, haverá uma reunião com a comunidade local para discutir melhorias na unidade do Costeira. Este encontro será realizado no Espaço Esperança, que fica na Rua Miguel Soares Moreira, 113. Se você não sabe chegar até lá, dá uma ligada no telefone 3905-6031 que os funcionários do setor explicam direitinho.

Outro momento importante do projeto se dará no sábado (2), das 8h às 17h, quando acontece o mutirão de serviços. Estão previstos, por exemplo, a realização de consultas médicas para especialidades cuja procura é maior do que a comum. Esses atendimentos, porém, são agendados previamente. Então, se você tem interesse, dá um pulo já na unidade de saúde e se informe a respeito.

Também no sábado, os profissionais da Secretaria de Saúde realizarão testes de glicemia e aferição da pressão arterial, haverá também roda de conversa feminina com psicóloga, oficina do bebê; atividades educativas com gestantes, idosos e outros grupos; avaliação de idosos para verificar quem precisa de mais atenção, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites virais, bem como orientações e distribuição de preservativos. Profissionais de saúde bucal também farão nesse dia avaliação odontológica dos pacientes. O dia também será uma oportunidade de as pessoas colocarem em dias suas carteiras de vacinação.

HMA

A Secretaria de Saúde explicou também que, havendo a necessidade, os médicos que estiverem atendendo no sábado poderão encaminhar os pacientes vinculados à unidade do Costeira para atendimentos em serviços de especialidades do município, exames no Hospital Municipal de Araucária ou exames contratados de terceiros.

Texto: Waldiclei Barboza

Publicado na edição 1147 – 24/01/2019

Compartilhar
PUBLICIDADE