No Costeira, moradores de rua ganham abrigo para passar a noite

Casa da Cidadania fica na Avenida Manoel Ribas
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Casa da Cidadania fica na Avenida Manoel Ribas
Casa da Cidadania fica na Avenida Manoel Ribas

Desde a última quarta-feira, 9 de setembro, os moradores de rua de Araucária contam com um local específico para recebê-los temporariamente. É a Casa da Cidadania, inaugurada pela Prefeitura esta semana.

O abrigo é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e funciona em parceria com outras secretarias, entidades não go­vernamentais e empresas da cidade. Com capacidade para receber até dezesseis morado­res de rua, a Casa está instalada na Avenida Manoel Ribas, 3030, no bairro Costeira. No prédio, até recentemente funcionava a academia da Guarda Municipal. A procura pelo serviço pode ser feita espontaneamente pela pessoa ou por meio setores da assistência social da Prefeitura.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social (SMCS), o local funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana. Lá, além de encontrar um cama quentinha para dormir, refeição e local para tomar banho, o morador de rua também terá a oportunidade, caso queira, de buscar sua reinserção na sociedade. Lá, essas pessoas poderão buscar ajuda para retomar o contato com a família, orientação e expedição de documentos, cursos e oficinas para que os usuários se sintam estimulados a ingressar no mercado de trabalho ou possibilitem a volta aos estudos e assim por diante.

A Casa tem quatro quartos, refeitório, dois banheiros, sala para atendimentos técnicos, cozinha e uma sala de recepção. “Aqui essas pessoas poderão ter pernoite, alimentação com todas as refeições do dia, tomar banho e participar de atividades voltadas para sua reinserção social, como oficinas. Estamos pensando em possibilidades para desenvolver projetos de cidadania. É o reconhecimento que existe essa problemática e de que o poder público está enfrentando”, diz a coordenadora do espaço, Rossana de Moraes Bueno.

Durante a inauguração a secretária de Assistência Social, Ivana Chemello Opis, ressaltou que a inauguração da Casa da Cidadania só foi possível graças a um grande trabalho em conjunto com outras secretarias municipais, orgãos não governamentais e empresas da cidade. A Risotolândia, por exemplo, irá oferecer gratuitamente todas as refeições ofertadas no local. A APMI confeccionou lençóis e travesseiros, os padres Vicentinos doaram beliches e colchões. “É mais uma política de assistência social que está se efetivando no município. É uma novidade como oferta, mas uma necessidade antiga da população, então será um grande desafio. Aqui eles vão recuperar a dignidade, é esse trabalho que vai ser feito e é isso que eles merecem. Vamos trabalhar com a vida deles”, comentou a secretária.

Texto: Waldiclei Barboza / FOTO: EVERSON SANTOS

Compartilhar
PUBLICIDADE